LabMent retorna às atividades com foco no protagonismo feminino
2° Workshop de Mentoria Científica inicia nova etapa rumo à Coleção Sinpete ao passo que celebra a grande maioria feminina no LabMent
- Atualizado em
No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02), o Laboratório de Mentoria (LabMent) do Programa Sinpete retornou à sua agenda presencial com o 2° Workshop de Mentoria Científica do Ciclo 2025-2026, no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Das 8h às 16h, os estudantes, mentores e orientadores se reuniram para atividades voltadas à escrita conjunta de artigos científicos, que vão integrar a 4° Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável. Dividido entre oficinas e mentoria aplicada, o encontro oficializou que 60,7% dos estudantes mentorados são mulheres.
A programação – voltada aos vencedores do Prêmio InovaEDU – do encontro se dividiu entre oficinas e mentoria. No primeiro momento, realizado no Observatório RIEH/Nees, professores-mentores e orientadores do ciclo foram direcionados à oficinas de escrita científica. Paralelamente, os estudantes puderam se aprofundar na Redação, Revisão e Autoria do texto científico nas salas do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), com ajuda de mentores.
Pela tarde, no observatório RIEH/Nees, mentores, orientadores e alunos focaram na criação conjunta, na qual as equipes deram início a primeira versão de seus textos aplicando os conhecimentos das oficinas. O momento incentivou a autonomia dos estudantes e a escrita colaborativa, valores que definem o LabMent.
Para a atual Coordenadora do LabMent 2026 e orientadora de projeto, Profa. Jadriane Xavier (IQB), o workshop não serve apenas para dar continuidade à produção, mas para incentivar a criatividade e consistência das equipes:
“É um momento em que o ‘calor humano’, digamos assim, acaba ajudando a impulsionar a nossa escrita, porque a gente vê que as dificuldades que estão sendo passadas pela minha equipe, por exemplo, são as mesmas que outras equipes estão passando. Isso ajuda tirar um pouco das inseguranças na escrita, principalmente quando a gente fala dos estudantes de educação básica.”
Do aluno ao professor, as produções desenvolvidas impactam realidades diversas. A estudante Isis Sophia, do projeto “Oceanário Virtual: Museu Virtual da Biodiversidade Marinha de Alagoas”, conta que a mentoria presencial só a incentiva mais a continuar na jornada científica. Enquanto aluna do ensino médio, a pressão do futuro profissional é constante, mas ela conta que o Sinpete foi revelador nesse sentido.
“Eu sempre tive muita incerteza do meu caminho profissional, mas com essas palestras e mesas, eu percebi que realmente me encontro na Ciência. Sempre tive vontade de participar disso, mas aqui eu tive certeza que esse é o meu lugar”, conta.
Dos 102 estudantes neste ciclo do LabMent, mais da metade (60,7%) são do gênero feminino, assim como a grande maioria da direção do programa. Para a coordenadora Jadriane, esta é uma realidade que serve de exemplo “para que essas meninas e mulheres da Educação Básica consigam ver que elas também podem liderar algo tão grande como é o Sinpete”.