Secretário Ronaldo Mota recebe comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional
- Atualizado em
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, foi indicado no último dia 9 de março, por meio de Decreto Presidencial, para receber a comenda da Ordem de Mérito Científico Nacional do ano de 2008. Na mesma data foram indicados nomes agraciados com distinção em 2009.
A Ordem Nacional do Mérito Científico Nacional é uma ordem honorífica concedida, anualmente, a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da Ciência no Brasil. A Ordem foi instituída por Decreto em março de 1993 e a última solenidade de entrega foi em abril de 2005, cabendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tradicionalmente, a entrega das comendas e medalhas.
A apreciação do mérito das indicações é feita pelo Conselho Superior da Ordem, tendo como Chanceler o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e formada pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Educação, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Miguel Jorge.
Junto com Mota, que teve destaque nas ciências físicas, também foram indicados à classe de comendador outras 34 personalidades que se destacaram no cenário científico nacional nas áreas das ciências agrárias, ciências biológicas, ciências de engenharia, ciências da terra, ciências matemáticas, ciências químicas e ciências tecnológicas.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou a expressiva participação de Ronaldo Mota, ainda enquanto Secretário da SESU do MEC, na elaboração do Programa REUNI e a sua atual participação no Governo Federal, como Secretário da SETEC/MCT. "Ronaldo Mota foi o grande ideólogo da expansão do Ensino Superior, que culminou com o Programa REUNI. Mais recentemente Ronaldo está colocando toda sua energia para dar densidade e distribuição geográfica nacional do SIBRATEC - Sistema Brasileiro de Tecnologia, que visa prover desenvolvimento através do fortalecimento das interações entre Academia e a Indústria."