Professor do IF integra Comissão de Avaliação Trienal da Capes

Jandir Hickmann, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais do Centro de Tecnologia (Ctec) e integrante do Grupo de Ótica e Materiais da Universidade Federal de Alagoas, foi convidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar da Comissão de Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação stricto sensu. A primeira reunião será realizada de 19 a 23 de julho, na sede da Capes.

Jandir Hickmann | nothing
Jandir Hickmann

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Esta é a primeira vez que um professor da Ufal participa desta comissão. “Eu me sinto honrado pela Capes ter me escolhido para avaliar os cursos de pós-graduação na área de Astronomia e Física”, declara Jandir Hickmann, que comporá a comissão com mais 16 professores do programa de pós-graduação em Física e Astronomia de todo Brasil.

Segundo Jandir Hickmann, a comissão tem como objetivo avaliar 46 áreas de concentração da Capes de pós-graduação brasileira referente ao seu desempenho no triênio 2007 a 2009. A comissão será responsável pela atribuição das notas. No total serão avaliadas aproximadamente 2.900 Programas de Pós-graduação em cerca de 4.300 cursos.

Os resultados da avaliação vão fornecer subsídios para definir planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação e fundamentar a deliberação do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (Mec) sobre a renovação de reconhecimento de cada programa ou curso para o próximo triênio.

O Doutorado em Materiais é lotado no CTEC, mas tem participação de mais 3 Unidades Acadêmicas: Instituto de Física (IF), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS). Saiba mais sobre o Grupo de Ótica e Materiais da Ufal através do site.