Programa apresenta realidade universitária aos novos servidores

Receber as boas vindas, além de esclarecimentos sobre programas, projetos e serviços disponíveis e ao mesmo tempo analisar e discutir sobre o exercício da profissão foi o que os novos servidores técnicos e docentes da Universidade Federal de Alagoas empossados até 23 de janeiro realizaram de 30 de junho a 2 de julho, através do Programa de Inserção do Novo Servidor à Vida na Ufal (Pins). Participam do programa os servidores dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.

Reitora Ana Dayse apresenta Universidade para novos servidores | nothing
Reitora Ana Dayse apresenta Universidade para novos servidores

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

No dia 30 de junho, 1º dia do Pins, os servidores analisaram e discutiram os painéis “A realidade do estado de Alagoas x Compromisso social da Ufal”, conduzido pelo Pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato e pelos professores Bruno Cavalcanti, do Instituto de Ciências Socias, e Cícero Péricles, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

O vice-reitor Eurico Lôbo, presente na abertura do evento, assim como os Pró-reitores e os integrantes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) que, juntamente com a Pró-reitoria da Graduação (Prograd) é responsável pelo Pins, afirmou através do painel “Presença do Estado e próximos passos” que os servidores representam os agentes principais do desenvolvimento do estado de Alagoas, o que, segundo o gestor, é um desafio enorme.

Eurico Lôbo ressaltou a presença dos servidores que trabalham nos Campi do interior e as recém-formaturas antecipadas de cinco alunos do Campus Arapiraca por aprovação em concurso público. O Pró-reitor João Carlos Barbirato complementou: “O que estamos fazendo é oportunizar: a Ufal está dando condições para as pessoas seguirem em frente”.

Na tarde do mesmo dia, a discussão abordou as oportunidades e serviços disponíveis para os servidores através das seis Pró-reitorias da Universidade. Momento em que servidores como Jacqueline Freire, assistente em administração do Hospital Universitário empossada em fevereiro deste ano, tomam conhecimento, por exemplo, que o Departamento de Administração de Pessoal (Dap), subordinado à Progep, planeja e responde pela administração de pessoal da Ufal.

Na manhã da quinta-feira, 2º dia do programa, os novos servidores receberam os informes da Progep e do Dap, além de retirar as possíveis dúvidas sobre regime acadêmico e sistema acadêmico. À tarde, os novos integrantes da Ufal foram apresentados à Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e à professora Maria das Graças Tavares, ex-pró-reitora de graduação, que ministrou a palestra “O professor universitário: concepções e desafios”.

Já na sexta-feira, com o encerramento do Pins, servidores técnicos e docentes participaram de momentos distintos: os técnicos-administrativos participaram do debate “Conhecendo a entidade sindical: Sintufal”, além de conhecerem a Comissão Interna de Supervisão (Cis). Já os docentes participaram do painel “Conhecendo a entidade sindical: Adufal” e foram esclarecidos sobre o CPPD – Progressão Funcional.

O encerramento do programa ainda foi marcado pelo treinamento dos servidores técnicos para a utilização do Sistema de Informações para o Ensino (Sie) informatiza todos os processos acadêmicos e administrativos da instituição.