Servidores participam de capacitação em Perícia Oficial em Saúde

Servidores de instituições federais envolvidos com a saúde do trabalhador (perícia médica, medicina do trabalho e equipe multiprofissional) participaram esta semana, de 13 a 15 de julho, do Treinamento de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió. Na sexta-feira, 16, também na Ufal, acontece a implantação do Módulo de Perícia em Saúde, que representa a 1ª unidade de saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) estabelecida no estado de Alagoas.

Reitora destaca importância do evento para o bom desempenho das atividades dos servidores | nothing

Roberta Batista – estudante de jornalismo

A coordenadora do evento, Rosineide Duarte, explica que a 1ª unidade de saúde do SIASS estabelecida no estado visa trabalhar com três eixos: promoção e vigilância à saúde, perícia médica e assistência ao servidor. “A implantação dessa unidade é o 1º passo da consolidação da Política de Atenção à Saúde do Servidor (Paes). Este evento tem em vista a qualidade da assistência e a qualidade de vida do servidor”, explica ela.

O treinamento é uma realização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor e é apoiado pela Ufal. A reitora Ana Dayse Dorea, presente na abertura da solenidade ocorrida na manhã da terça-feira, 13, destacou a importância da participação da Universidade no evento: “Essa política deve ser muito bem implantada e a Ufal, através da Progep, pretende investir e melhorar no desempenho das pessoas que compõem a instituição” declarou Ana Dayse.

Também estiveram presentes no primeiro dia do evento a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, a coordenadora do evento, Rosineide Duarte, da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), o assistente técnico do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Carlos Cezar Batista e o médico Marcílio Barros, do Ministério da Saúde.