Petianos levam inclusão digital a servidores terceirizados

Os trabalhadores da empresa de serviços gerais Victory, empresa terceirizada pela Universidade Federal de Alagoas, terão a oportunidade de se inserir no mundo digital a partir de agora. Um grupo de bolsistas do Programa Educação Tutorial (Pet) de Engenharia Civil iniciará neste sábado, 28, o primeiro curso de Informática Básico para terceirizados.

Funcionários da Victory são o público alvo do curso | nothing
Funcionários da Victory são o público alvo do curso

Madalena Fernandes - estudante de Jornalismo

Essa ideia, existente em muitas universidades do Brasil, chegou à Ufal através da sugestão dos alunos que participaram do último Encontro de Pets (Enepet), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). No encontro, eles puderam conhecer de perto os trabalhos de extensão que os petianos realizam. Entre eles, o curso de informática para servidores.

“Adotamos essa ideia porque precisávamos implantar atividades de extensão, já que temos muita dificuldade de fazê-las na área de Engenharia Civil”, diz Celso Luiz, representante do Pet da Ufal. O curso utilizará o mesmo material da UFC e a mesma didática, sendo orientado pelo tutor do Pet, professor Roberaldo de Souza.

As aulas serão realizadas no laboratório de Informática do Centro de Tecnologia (Ctec), que tem capacidade para 25 pessoas, uma pessoa por computador. A aula ocorrerá no horário das 11h às 13h. “Esse horário foi estabelecido por um acordo com a empresa, para que todos os funcionários possam participar”, explica Celso Luiz.

O curso tem duração de quatro sábados; em caso de sábados feriados, as aulas serão suspensas e recompensadas no sábado seguinte. “Na universidade do Ceará, essa atividade está consolidada e nós pretendemos isso também, com a abertura de novas turmas”, completa Celso Luiz. Os interessados em participar ainda podem se inscrever: basta procurar a sala do grupo que fica situada no prédio do Ctec e efetuar a inscrição.

Leia também: Servidores se unem pela prevenção às LER/DORT’s.