Professora de Enfermagem se capacita em pesquisa sobre álcool e drogas psicoativas

Durante o mês de agosto a professora Jorgina Sales, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e pesquisadora da Área de Enfermagem em Saúde Mental, está participando da última etapa do Curso de Formação on-line de Pesquisadores em Álcool e Outras Drogas Psicoativas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Alunos de diversos países da América Latina participam do curso | nothing
Alunos de diversos países da América Latina participam do curso

Nesta etapa, que é marcada pela conclusão dos projetos de pesquisa, estão participando desta do curso 27 alunos oriundos de diversos países da América Latina, entre eles: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Venezuela e Brasil, com sete participantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Brasília, Paraíba, Paraná, Maranhão, Mato Grosso.

O curso está sendo desenvolvido durante 12 meses com uma carga horária total de 600 horas, distribuídas em 210 horas de teoria/prática on-line, 150 horas de teoria/prática presencial (no Brasil) e 240 horas de atividade de pesquisa no país de origem. Um dos objetivos deste curso é ampliar a inserção da temática do álcool e outras drogas nos cursos de graduação e pós-graduação da Esenfar, como também aumentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas nessa área.

Desde 2002 a EERP-USP/Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento de Investigação em Enfermagem oferece esse curso de especialização à distância, alinhada com as políticas da Organização dos Estados Americanos/Comissão Interamericana de Controle do Abuso de Drogas (OEA/CICAD) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). A partir de 2006 a SENAD vem oferecendo apoio financeiro para realização do curso, subsidiando a ida dos alunos para o cumprimento da etapa presencial.