Professora do IF se especializa em Terapia Fotodinâmica

A professora Maria Tereza de Araújo, do Instituto de Física (IF), está desenvolvendo seu programa de pós-doutoramento no Laboratório de Biofotônica, do grupo de Óptica do Instituto de Física da USP de São Carlos. Seu projeto de pesquisa tem como principal objetivo investigar a ação da Terapia Fotodinâmica no tratamento de câncer de pele e controle microbiano em cavidade bucal.

Os tratamentos empregados no combate ao desenvolvimento de tumores são muitos. Todas as terapias têm resultados satisfatórios, mas apresentam níveis diversos de comprometimento à função e anatomia do órgão afetado, mostrando que ainda existe muito espaço para a pesquisa em novas terapias.

O uso de luz em um material fotossensível, junto com o oxigênio molecular presente nas células gera espécies reativas de oxigênio que causam a morte celular. Este tratamento é empregado no combate ao câncer, a fungos, vírus e bactérias e tem como denominação Terapia Fotodinâmica (TFD). Uma grande vantagem sobre outras terapias é o fato de não apresentar efeitos tóxicos cumulativos (não usa radiação ionizante) e com isso, pode ser aplicada várias vezes. Pessoas com idade elevada ou com debilidades podem fazer uso da TFD, já que é uma terapia de baixo risco.

A professora Maria Tereza de Araujo retornará a Ufal no início de 2011 quando estará empenhada na implantação de laboratórios de biofotônica e terapia fotodinâmica na Universidade. Já existem contatos com a Faculdade de Odontologia e o Hospital Universitário para agregar outros pesquisadores e profissionais neste projeto. Para mais informações envie e-mail para tereza@fis.ufal.br.

Leia também: Exames periódico tem data prorrogada.