Professores de História participam de eventos na Europa
Divulgar o curso de História da Ufal e valorizar a regulamentação da profissão é uma das metas na mudança de perfil do curso. Seguindo este caminho, dois professores, Ana Claudia Aymoré e Felipe Pereira Caetano, aproveitaram o período de férias para levar o nome da Universidade Federal de Alagoas para o continente europeu, ministrando palestras em eventos internacionais.
- Atualizado em
Roberta Batista – estudante de jornalismo
França
A coordenadora do curso que compõe o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Ana Aymoré, participou do VI Congresso Internacional do Ceisal (Consejo Europeo de Investigaciones Sociales sobre América Latina) 2010, na Université de Toulouse “Le Mirail” na França, de 30 de junho a 3 de julho.
A pesquisadora apresentou o artigo Não corte os meus cabelos: corpos deslocados no romance Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan no simpósio Corpo, literatura e cultura: espaços latino-americanos de escravidão. O trabalho rendeu publicação nos anais do congresso, e também será publicado em livro.
Portugal
Já Filipe Caetano, vice-coordenador do curso ministrou a palestra "Rebeldes, Vitimados e Identidades: a construção de imagens do homem colonial na América Portuguesa (Séculos XVII-XVIII)” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 12 a 14 de julho. A palestra faz parte do evento Debates Imagética – A Imagética de uma Nova Humanidade / Imagens Identitárias: Fronteiras e Utopias.
Um dos assuntos trabalhados pelo professor foi a contestação contra João Vilela do Amaral, segundo ouvidor geral da Comarca das Alagoas, em 1717. A apresentação também suscitará publicação dos textos.