Mais seguro e moderno, Webmail está disponível para novos usuários

Servidores, alunos de pós-graduação e bolsistas de pesquisa da Universidade já podem adquirir o novo webmail institucional da Ufal. Agora com 1 gigabyte de espaço para armazenamento de informações, o webmail da Ufal já está acessível para cerca de 3400 usuários.

Professor José Geraldo diz que webmail é confiável | nothing
Professor José Geraldo diz que webmail é confiável

Jhonathan Pino, jornalista

Desde maio deste ano, após a fase de recadastramento, os usuários do webmail vêm percebendo o aumento na quantidade de serviços oferecidos pela ferramenta: compartilhamento e o uso colaborativo de arquivos entre os usuários, acessibilidade via telefonia móvel, envio de arquivos criptografados, possibilidade de backup e convergência de e-mails são apenas alguns ganhos adquiridos com a nova caixa postal da Ufal.

Além dos serviços, o webmail encontra-se mais seguro, “adquirimos um equipamento que fornece um filtro de spam e vírus. Nesses meses de uso, podemos perceber que depôs que o filtro foi instalado houve redução do número de spams recebidos pelos usuários da Ufal”, ressalta Higor Daniel, gerente de redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

A segurança também foi ampliada depois da instalação do storage, equipamento específico para armazenamento de discos. “Caso haja algum problema de perda de discos, nós teremos cópias de segurança (backup) que nos garantem mantê-los seguros”, ressalta o professor José Geraldo, coordenador do NTI.

Apesar de ser de fácil uso, com ferramentas intuitivas, a caixa postal oferece um manual em português que auxilia ao usuário no uso de suas ferramentas. Segundo o professor José Geraldo “ter hoje um webmail institucional é seguro e vantajoso em nível acadêmico, pois garante a identificação do aluno com a instituição a que ele pertence e dá confiabilidade ao material produzido”, disse.

Mas as vantagens de um e-mail próprio da Universidade não ficam restritas aos usuários: “a possibilidade de a Ufal ter um webmail institucional nos possibilita a manutenção dos dados na própria instituição. Quando usamos o e-mail comercial ficamos vulneráveis ao acesso de conteúdo restrito por terceiros, pois não sabemos onde os dados realmente estão”, relatou Higor Daniel.

Aquisição de novas contas

Para a criação das novas contas os interessados devem acessar o site do NTI, pois na página estão disponíveis os modelos de documentos existentes para a solicitação de webmail para servidores, alunos de pesquisa e pós-graduação, como para terceiros e entidades. É necessário que o interessado preencha o documento e leve-o ao NTI, localizado no prédio da Reitoria. Dúvidas e questões relativas ao webmail podem ser tiradas a partir do correio eletrônico cau@nt.ufal.br ou pelos telefones 3214-1015 e 3214-1114.

Leia também: Com a renovação da frota e muito trabalho, Universidade chega cada vez mais longe.