Professora da Unidade Penedo participa de Congresso de Turismo no Uruguai

A professora Daniella Pereira, do curso de Turismo da Unidade de Penedo participa entre os dias 22 a 24 de setembro do 4º Congresso Latinoamericano de Investigación Turística na Universidad de la Republica em Montevidéo, no Uruguai, onde apresentará o trabalho “As transformações socioespaciais decorrentes do processo de turistificação da zona canavieira de Pernambuco - Nordeste do Brasil”, que é fruto da dissertação desenvolvida no mestrado.

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

No evento a professora pretende refletir criticamente acerca do papel desempenhado pelas políticas públicas de turismo no processo de “refuncionalização” do espaço agrário da Zona da Mata. Para isso, “dediquei especial atenção à existência ou não de interesse por parte dos moradores em ter as suas manifestações culturais incorporadas ao consumo do turismo e os ganhos e incômodos decorrentes dessa atividade” diz a pesquisadora.

A pesquisa que será apresentada no congresso no Uruguai, faz parte da investigação realizada na dissertação de mestrado de Daniella Pereira.  Segundo a autora, apesar de ter sua pesquisa desenvolvida nas cidades de Nazaré da Mata e Vicência, ambas situadas na Zona da Mata Norte pernambucana, algumas das implicações também podem ser percebidas em Alagoas.

A dissertação, que trabalha a perspectiva da dinamização econômica de uma região tradicionalmente focada na lavoura canavieira, destaca ainda como se tem  dado a incorporação dos moradores neste novo setor e as demandas em termos de investimentos em infra-estrutura básica, turística, na qualificação daqueles que estão ingressando no turismo.

Sobre a pesquisadora:

Daniella Pereira é Turismóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Geografia pela mesma instituição. Já trabalhou nos cursos de Turismo da Faculdade Sete de Setembro (Fasete), em Paulo Afonso, Bahia; na Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), em Caruaru, Pernambuco, e como professora substituta da UFPE.

A professora, que tomou posse em maio deste ano como professora do curso de Turismo da Unidade de Ensino de Penedo da Ufal, realiza trabalhos nas áreas de políticas públicas de turismo, em especial nas regiões da Zona da Mata, reconhecidamente locus de tensões e conflitos sociais.