Servidores intermediários, de apoio e dependentes são isentos de taxas no PSS 2011

A Copeve publicou Edital para o Processo Seletivo Seriado de 2011, apenas para a terceira etapa e geral, já que o PSS está sendo substituído gradualmente pelo sistema do Enem. Ao todo, são 5173 vagas ofertadas nos 77 cursos de graduação, sendo 3643 vagas ofertadas nos 50 cursos de graduação no Campus Maceió, 890 vagas ofertadas nos 19 cursos de graduação no Campus Arapiraca e 640 vagas ofertadas nos 8 cursos de graduação no Campus Sertão, para ingresso em 2011.

A primeira etapa das inscrições, destinada apenas aos candidatos que têm direito a isenção/redução da taxa de inscrição, começou no dia 25 de agosto e prossegue até 13 de setembro. Têm direito a isenção/redução da taxa de inscrição alunos devidamente matriculados no ano letivo de 2010 em escolas públicas estaduais de Alagoas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na Rede Cenecista do Estado de Alagoas, dentre outros. Já a segunda etapa, para alunos de escolas privadas e demais candidatos, tem início no dia 23 de setembro e se estende até o dia 13 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para o PSS 3 e de R$ 90,00 para o PSS Geral.

Neste processo seletivo já estão incluídos os novos cursos, que foram recentemente aprovados pelo Conselho Universitário: Engenharia de Petróleo, Engenharia de Computação, Design e Química Tecnológica e Industrial. As provas serão realizadas de 28 de novembro a 1º de dezembro.  O resultado será divulgado no dia 21 de janeiro de 2011. Mais informações no site da Copeve.

Modo de inscrição de servidores e dependentes tem diferenças

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) esclarece aos servidores da Ufal ocupantes de cargos dos níveis intermediários e de apoio e aos dependentes legais de servidores (docentes e técnicos) ativos, aposentados e pensionistas os procedimentos que devem ser feitos no ato da inscrição no PSS 2011. No caso do candidato não ter cadastro no site da Copeve, deverá fazê-lo através do site.

Após o cadastro, o candidato deverá fazer sua inscrição no vestibular, preenchendo o requerimento online. No momento da inscrição será solicitado um código: os candidatos que são dependentes legais de servidores deverão utilizar o código 801-0; já os candidatos que são servidores ocupantes de cargos dos níveis intermediários e de apoio deverão utilizar o código 800-7. Feita a inscrição, o dependente de servidor da Universidade deverá gerar a guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição e efetuar o pagamento. No entanto, os servidores que prestarão vestibular possuem direito a isenção total, portanto não necessitam imprimir e pagar a referida GRU.

“Após a conclusão dessas etapas, esses candidatos ou seus representantes legais deverão, obrigatoriamente, apresentar na nova sede da Copeve, localizada no Campus A. C. Simões, no período de 1º a 21 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, cópia do requerimento da inscrição efetivada no sistema de inscrição da Copeve, original e cópia do contra cheque (apenas a parte de fora do documento) e, quando candidato dependente, deverá apresentar também original e cópia de documento que comprove efetivamente a referida dependência”, explica José Carlos de Almeida, coordenador da Copeve.