Parabéns, Servidor! Progep aponta os avanços na carreira

Pró-reitora Silvia Cardeal, vice-reitor Eurico Lôbo e a reitora Ana Dayse parabenizaram aos servidores | nothing

Sem dúvidas, o servidor que comemora o seu dia este ano, é bem diferente daquele de alguns anos atrás. Isso é resultado de grandes transformações pelas quais toda a comunidade acadêmica da Ufal passou, fruto de transformações socioeconômicas e, especialmente, de mudanças nas políticas aplicadas às Ifes.

Para ilustrar essas mudanças, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) destaca alguns dados que, tinham influência interna ou externa à organização e repercutiram diretamente nas vidas de várias pessoas.

Talvez, os fatos mais importantes nesse período foram as nomeações de novos servidores, aprovados em concursos, que há muito não eram realizados. Esse aspecto preocupava bastante a administração universitária, pois os últimos grandes concursos foram realizados na década de 80  e isso fez com que muitos servidores atinjam idade para aposentadoria entre 2010 e 2015.

O aumento da liberação de recursos e vagas e da autonomia universitária ajudou bastante a preencher essa e outras lacunas. Sempre tomando por base o ano de 2004, quando foi lançada a primeira versão do plano de expansão das Universidades federais brasileiras, foram contratados mais de 700 docentes e 400 técnicos.

Essas contratações foram importantes para recompor parte das perdas e para operacionalizar os planos de expansão, tendo o Reuni como principal exemplo. O número de professores substitutos caiu de cerca de 300 para os atuais 55.

Outro grande desafio da universidade era de implantar um plano contínuo de capacitação e qualificação e não possuía dotação orçamentária para esse fim. A capacitação envolve os esforços na realização de cursos de capacitação para o aprimoramento profissional e das relações interpessoais dos servidores da Universidade. Já a qualificação é entendida como os cursos de educação formal, oferecidos por Instituições de nível superior reconhecidas pelo MEC.

De nenhum recurso específico para essa finalidade, em 2003, a Ufal passou a dispor de R$ 200 mil, em 2004, chegando a 2010 com orçamento de R$ 1,2 milhão para capacitar e qualificar seus servidores. Isso fez com que pudessem ser disponibilizadas mais de 2000 vagas ao ano, inclusive permitindo que mais e mais servidores pudessem participar de eventos de capacitação fora da universidade.

Especialmente com a publicação do PCCTAE em 2005, o servidor passa a ter mais um incentivo a participar de eventos de capacitação. Isso pode ser comprovado com o fato de que em 2004 foram promovidos 9 eventos de capacitação, contra mais de 60 no último ano.

Por todos esses avanços, e outros que os servidores da Ufal estão conquistando coletivamente, temos muito a comemorar nesse dia do Servidor Público. Parabéns a todos os que constroem diariamente a Ufal!

Café da Manhã

Para comemorar a data, foi realizado o tradicional café da manhã, a fim de reunir docentes e técnicos para festejar com muita alegria e confraternização. O café foi servido no hall da reitoria, com um cardápio caprichado e sorteio de brindes. Coube ao vice-reitor, Eurico Lôbo, a tarefa de anunciar os números sorteados e entregar os prêmios aos servidores.

Durante a solenidade, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Silvia Cardeal, falou do orgulho que todos os servidores sentem por fazerem parte dessa instituição voltada para a produção de conhecimento. “Enfrentamos desafios e algumas batalhas, mas estamos sempre unidos em fazer da Ufal uma instituição cada vez mais sólida, que desenvolve um trabalho de qualidade”, destacou a pró-reitora.

A reitora Ana Dayse Dorea parabenizou aos servidores e falou da importante missão da Ufal em prol do desenvolvimento do Estado, que só pode ser alcançada com o empenho de todos os servidores. “É natural que nos deparemos com críticas, mas sabemos que estamos fazendo o melhor e que a Ufal está crescendo com a soma dos nossos esforços”, disse a reitora em prol do trabalho para que a Ufal se destaque e qualifique pessoas para o mercado.

A reitora lembrou também aos estudantes que a universidade é uma etapa importante da vida deles. “Estamos trabalhando aqui para formar profissionais de qualidade e com postura ética, que vão ajudar a desenvolver Alagoas e, quem sabe, serão funcionários desta mesma universidade que os formou”, finalizou a reitora.