Levantamento de servidores interessados em pós-graduação tem prazo prorrogado

A Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnicos-administrativos em Educação da Ufal (CIS) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) prorrogaram o prazo para o levantamento de servidores interessados em ingressar no Mestrado e Doutorado na Ufal ou em outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Reunião entre pró-reitorias discutiu a viabilização dos recursos destinados a capacitação e qualificação dos servidores | nothing

Até o momento cerca de 300 servidores se inscreveram. O número é inferior ao levantamento feito no ano passado, quando houve procura de 500 servidores interessados na qualificação. O levantamento ocorre até o dia 24 de novembro através do formulário eletrônico.

Esta ação pretende definir uma política de qualificação stricto sensu para todos os servidores da Ufal, buscando diversas alternativas com intuito de promover o desenvolvimento profissional e institucional do servidor.

Ação é fruto de reunião entre pró-reitorias

No início de outubro, estiveram reunidos a Cis, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e a Progep para discutir políticas referentes ao recurso destinado a capacitação e qualificação dos servidores da Universidade.

A comissão formada pelos técnicos Emerson de Oliveira (Cedu), Olivan Alves (DRCA), José Moyses (Esenfar) e Josilan Paulino (Propep), tem buscado alternativas de qualificar os servidores da Ufal com cursos de Mestrado e Doutorado com os recursos federais destinados a capacitação e qualificação dos servidores, que no ano de 2010, ficou orçado em R$ 1,2 milhão. Em relatório produzido pela comissão, foi revelado que a falta de cursos de mestrado voltados para a gestão de pessoas, administrativa e de saúde dificulta a inserção dos servidores técnicos na pós-graduação stricto sensu da Ufal.

A Cis viabilizou esta reunião com as pró-reitorias a fim de buscar outras formas de contemplar os servidores com recursos existentes, direcionando-os para a capacitação e qualificação dos servidores com a possibilidade de acesso a mestrados de outras instituições através de bolsas para os técnicos selecionados para este fim.

No relatório da comissão também é destacado “que outras universidades federais do país estão bastante avançadas no que diz respeito ao mestrado, pois além de possibilitar a progressão funcional, permite que os técnico-administrativos possam desenvolver com mais qualidades suas funções administrativas e acadêmicas”.

Na reunião ficou encaminhado que a Propep fará a prospecção de cursos do mestrado via Fórum dos Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa (Foprop) para levantamento do orçamento para negociação e possibilidade de trazer novos cursos para Ufal até o final de 2010.

A Progep e Cis devem definir até o dia 25 de novembro os critérios de seleção de servidores que podem ser contemplados com a bolsa do mestrado com recursos de capacitação e qualificação. No dia também será discutido o afastamento de servidores que irão fazer mestrado e outras possibilidades de cursos de capacitação.

Leia também: Inscrições abertas para o I Seminário de Saúde.