Reitora recebe a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares
O governo de Alagoas entregou, na noite de sexta-feira (19), no Teatro Deodoro, a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares. Na solenidade, foram homenageadas personalidades que se destacaram por contribuir com o desenvolvimento do Estado e o reconhecimento dos valores étnicos e culturais de Alagoas.
- Atualizado em
Renata Arruda – Agência Alagoas
O vice-governador e médico José Wanderley Neto, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Resende Dorea, o jornalista Luiz Gutemberg Lima Silva, o pintor e poeta Benedito Ramos de Amorim, o técnico agrícola e membro da Academia Alagoana de Cultura, Klécio José dos Santos, a maestrina Maria Augusta Monteiro Queiroz e a ialorixá Miriam Souza Bezerra foram os agraciados com o Mérito dos Palmares.
A homenagem faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, realizadas em homenagem a Zumbi dos Palmares, e é dividida em ordens, com cinco graus delimitados: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. "Esta é mais uma oportunidade de homenagear pessoas que de alguma forma fizeram a diferença e utilizaram uma importante ferramenta para transformar a sociedade", disse o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
O governador Teotonio Vilela Filho destacou que em 1983, o governo do Estado de Alagoas deu um passo marcante na valorização do fato histórico do primeiro e mais importante quilombo do Brasil, instituindo a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares. “Destaco aqui a correção do governo alagoano ao criar uma distinção que, ao premiar a individualidade da contribuição de cada pessoa distinguida, o faz relembrando e homenageando o coletivo: o Quilombo dos Palmares”, disse.
Para Teotonio Vilela, “o facho de luz dos Palmares nunca deixou de iluminar o povo brasileiro e os homenageados da noite honram o espírito combativo, realizador, indomável, que marca a vida imortal do Quilombo dos Palmares”.
“Hoje, neste 19 de novembro de 2010, sete pessoas notáveis, todas sincronizadas com o espírito guerreiro e libertário que irradiava e irradia desde sempre sua energia a partir das serras da Barriga e Dois Irmãos, estão aqui para receber a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares”, acrescentou.
O governador falou ainda sobre a satisfação e a “honra de partilhar as responsabilidades, as preocupações, as esperanças, as dores e as alegrias de chefiar o Poder Executivo alagoano com o vice-governador do Estado, José Wanderley Neto”.
“Não há palavras que sintetizem o nosso reconhecimento, o reconhecimento da gente alagoana pela sua extremada dedicação à coisa pública e às causas do nosso Estado. E por fazê-lo com humildade, mas com firmeza; e com uma excepcional visão humanística que se sobressai a cada gesto e a cada ato”, assegurou.
Para o secretário de Estado da Cultura e presidente do Conselho Estadual da Cultura, Osvaldo Viégas, a honraria reconhece o valor da contribuição ao desenvolvimento de Alagoas. “A entrega desta comenda é uma forma de valorização aos que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou.