Progep proporciona uma vida mais saudável aos servidores

Trabalhar bem é trabalhar com saúde! Esse é o foco das ações que serão realizadas por meio da Progep, em parceria com o curso de Educação Física da Ufal. Com a finalidade de promover a saúde do trabalhador, será realizada a ginástica laboral com os servidores.


- Atualizado em
A ginástica laboral visa benefícios pessoais na qualidade de vida do trabalhador
A ginástica laboral visa benefícios pessoais na qualidade de vida do trabalhador

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

Esse tipo de exercício traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física vem sendo estimulada e implementada por diversas organizações. Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais, mas a prática de exercícios físicos gera inúmeros benefícios ao trabalhador.

Independentemente da atividade exercida, trabalhadores administrativos têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são problemas de postura, tendinites, pressão alta, etc.

Tentando evitar tratamentos em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações que envolvem a função exercida, todos os setores da Reitoria serão visitados para a aplicação de um questionário e realização de algumas medidas antropométricas e de aptidão física, com o objetivo de avaliar a condição de saúde dos servidores e saber, daqui há alguns meses, o que mudou na saúde das pessoas que praticaram os exercícios.

Na terceira semana de abril, terá início a ginástica laboral, que será realizada no próprio local de trabalho. Acadêmicos do curso de Educação Física, sob supervisão direta dos professores Agostinho Jr. e José Jean de Oliveira, ficarão responsáveis pelas atividades a serem aplicadas.

“Por ser realizada no próprio ambiente de trabalho do servidor, e em horário de expediente, a ginástica laboral deverá ser do interesse de todos os servidores”, diz Daiana Pimentel, bolsista. Disposta a ajudar os servidores a terem uma vida mais saudável, a Progep conta com a participação de todos!