Membros do CPPD tomam posse com a missão de atualizar normas

Nesta quinta-feira, 12, tomaram posse no Gabinete da Reitoria os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuará no biênio 2011-2013. Formada a partir de uma eleição, nos próximos dois anos os novos membros terão o papel de atualizar o novo regimento do CPPD, além de lidar com um número crescente de processos administrativos.

"Trata-se de uma tarefa trabalhosa, mas que vocês se colocaram espontaneamente para fazer", enfatiza a reitora. | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Criado em novembro de 1991, entre as atribuições previstas no regimento interno da comissão estavam a avaliação do desempenho para a progressão funcional dos docentes; os processos de ascensão funcional por titulação e a solicitação de afastamento para Aperfeiçoamento, Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado ou Licenciatura sibática.

Mas com o passar dos anos, alguns procedimentos foram mudados sem que fossem acompanhadas por alterações no regimento. “O regimento deve passar por uma série de atualizações e isso se dá porque a Universidade sofreu por inúmeras mudanças. Além disso, o número de docentes aumentou em 700 apenas nos últimos cinco anos, o que revela a necessidade dessa atualização”, destacou a reitora Ana Dayse no ato da posse.

Composição da Comissão

A comissão é composta por sete membros titulares e outros setes suplentes: todos docentes. Dez deles foram escolhidos através de eleições e outros quatro foram nomeados pela Reitoria e pelo Conselho Universitário. O mandato dos membros será de dois anos, permitida apenas uma recondução.

Os professores Walter Matias Lima, Nicholas Joseph Tavares, Alejandro Cesar Frery e Paulo da Cruz Freire foram os titulares eleitos. Os suplentes eleitos foram os docentes Iracildo Maria de Moura, Carlos Everaldo Silva, Vandick da Silva Batista e Amaro Mendonça Cavalcante. Os membros indicados pela Reitoria e pelo Conselho Universitário ainda deverão ser nomeados através de uma nova portaria.

Além das atividades citadas acima, os membros do CPPD devem desenvolver estudos e análises que permitam fornecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de pessoal docente e de seus instrumentos, além daqueles que venham a ser definidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Leia também: Arquitetas enriquecem atuação na Sinfra com qualificação acadêmica.