Professor de Biblioteconomia participa de III Encontro Alagoano de Blogueiros

Diferentes formas de manifestação de conteúdo colaborativo estão presentes no Blog Cibercultura Alagoana, que visa discutir iniciativas e práticas em torno da apropriação que a sociedade alagoana faz do espaço digital. Mantido como atividade extensionista pelo professor Ronaldo Ferreira, do curso de Biblioteconomia, conteúdo do blog está relacionado ao ativismo online, à participação cidadã digital, à democratização da informação e da internet, dados abertos, recursos tecnológicos abertos, redes sociais e comunidades virtuais.

| nothing

“Na medida do possível o esforço maior do blog é de manter um diálogo entre a apropriação digital e o desenvolvimento local (cultural, econômico, social, educacional, etc) tendo como protagonistas a sociedade civil (pessoas, grupos e movimentos sociais), a academia (faculdades, universidades, professores, pesquisadores) e o governo”.

Blogueiro e ativista digital sempre presente nos encontros de blogueiros do estado, o professor profere a palestra de abertura do referido encontro que está em sua terceira edição e acontece dentro das atividades do Festival Maionese.

O III Encontro de Blogueiros de Alagoas terá formato de ciclo de palestras e será realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas no dia 11 de maio. Outro evento importante acontece no dia seguinte ao encontro, fruto de uma conquista e reconhecimento do Governo do Estado quanto à relevância dos blogs e seu papel como um rico segmento de comunicação na sociedade.

Trata-se de uma entrevista coletiva que o governador Teotônio Vilela  irá conceder aos blogueiros do Estado no dia 12 de maio de 2011 no Palácio Zumbi dos Palmares, às 16h. O Professor Ronaldo foi um dos 20 blogueiros escolhidos para o diálogo aberto com o governador.

Segundo o professor “a abertura desse diálogo entre o governo e a blogosfera alagoana é um passo significativo para outros desdobramentos (sociais, políticos, educacionais, etc) da nossa cibercultura, uma vez que os blogueiros têm sido considerados verdadeiros ativistas 2.0 e certamente levarão para o governador, dentre outras questões apontamentos sobre as políticas públicas de informação e comunicação que favoreçam o fortalecimento da cultura digital no Estado”, revela Ronaldo.

Programação do III Encontro de Blogueiros de Alagoas.

19h00 - “Por uma blogosfera participativa: da centralidade de links às ações centradas no coletivo”,  por Ronaldo F. Araújo (Cibercultura Alagoana; Ciberalagoas; Ufal)

19h40 - “Internet, política e dados abertos” por Alexandre Fleming (Blog do Fleming; Ifal)

20h20 - “Siva-se: cultura alternativa na era da informação”por Luiz Rios (Sirvase.net)

21h00 - “Não é grátis e (software) livre” por Filipe Luciani (Militante do software livre)

As inscrições do Encontro podem são feitas no link. Maiores informações podem ser obtidas diretamente no Blog ou com o professor pelo Twitter (@ronaldfar).

Sobre o Festival Maionese

O Festival Maionese é idealizado pelo Coletivo Popfuzz (integrante do Circuito Fora do Eixo) e esse ano chega a sua sétima edição, levando ao público uma vasta programação cultural, durante a segunda a quinzena de maio, na semana de 10 a 14. O festival #Maionese2011 tem como objetivo principal promover a valorização da cultura urbana independente no estado de Alagoas, através da realização de um festival de música e artes integradas com foco na produção colaborativa, economia solidária, mídias livres e produção independente, a fim de fortalecer os arranjos produtivos e criativos locais.

A programação do Maionese 2011 prevê, em dois dias de shows, apresentações de 20 bandas independentes alagoanas e de outros estados. Além disso, o festival contará com 3 prévias (uma delas na cidade de Arapiraca/AL); três dias de palestras, debates e oficinas; e campanhas colaborativas de cobertura e registro do evento.

Leia tambèm: Servidores do Campus do Sertão comemoram a Páscoa.