Servidor presta consultoria em universidade do Norte do Brasil

O reconhecimento da atuação da Ufal vai além das renomadas pesquisas de seus professores e dos trabalhos produzidos por seus alunos. No quadro de servidores da Universidade, profissionais põem em prática as suas especialidades, e exemplo disto é o convite feito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) ao servidor Ronaldo Lima para prestar consultoria sobre a atuação da Divisão de Importação da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no início deste mês

Ronaldo Lima foi instruir a UFRR no sentido de melhor utilização dos recusos recebidos | nothing

William Correia – estudante de Jornalismo

O setor é responsável pela compra de equipamentos, especificamente, de pesquisa da Ufal. É À Divisão de Importação que professores e Unidades Acadêmicas solicitam a compra de aparelhos para a sua produção. Espectofotômetro (aparelho que permite, entre outras coisas, medir o comprimento de ondas eletromagnéticas), cromatógrafo (que analisa substâncias e compostos químicos) e máquina universal de ensaios são exemplos dos materiais solicitados.

“Esses e demais equipamentos, quando comprados fora do país, contam com isenção de impostos”, explica Ronaldo, que chefia a Divisão. Segundo ele, isso é possível graças à Lei nº 8010, de 1990, que adotou a prática com o intuito de incentivar a pesquisa científica e tecnológica.

Ronaldo afirma que a UFRR recebeu recentemente um valor em torno de R$ 600 mil da Financiadora de Produtos e Projetos (Finep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mas que não possuía instruções efetivas de como usar o montante, por isso o convite para reunião técnica com alguns setores como contabilidade e procuradoria, pró-reitores e pesquisadores.

A participação de Ronaldo se deu exatamente no sentido de instruir a Área de Importação da Diretoria de Compras da Universidade. O servidor foi conhecer a forma de atuar do setor da URFF, analisando as ações que vêm sendo feitas e aplicar os métodos utilizados na Ufal.

“Foi necessário instruí-los desde o cadastramento em programas federais à maneira de contactar os órgãos responsáveis por gerir esses programas”, explica. Segundo ele, a UFRR já havia comprado equipamentos sem tomar conhecimento do incentivo da lei, consequentemente pagando mais do que deveria, e isso deve ser mudado após a consultoria prestada.