Professores da Ufal debatem internacionalização na Espanha

O professor Mac-Dawison Buarque, do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, representou a Ufal no Encontro Euro-Brasileiro sobre Universidade em Tempos de Globalização e Crise, realizado entre 18 e 22 de julho deste ano, na cidade de Gandía, Espanha.


- Atualizado em 03/05/2024 14h19
Professores José Beltran (UV), Mac-Dawison (Ufal) e o Prof. Francesc Hernàndez (UV)
Professores José Beltran (UV), Mac-Dawison (Ufal) e o Prof. Francesc Hernàndez (UV)

O encontro aconteceu dentro da programação da Escola de Verão de Gandía e foi promovido pela Universidade de Valência (UV), que já mantém convênio com a Ufal para o fomento de intercâmbio de professores e alunos de ambas as instituições.

Nesta edição a Ufal os professores Mac-Dawison Costa e Niraldo de Farias, Assessor de Relações Internacionais da Ufal apresentaram em conjunto o trabalho intitulado “Evaluación de la circulación de los alumnos y profesores de la UFAL, originarios de las comunidades locales del Estado de Alagoas (región Nordeste de Brasil), en espacios internacionales de educación superior”.

O trabalho mostra como o processo de internacionalização do conhecimento e da realização universitária, através de intercâmbios de mobilidade de alunos e professores entre universidades de diferentes países, pode contribuir para o desenvolvimento do processo de inclusão de alunos dos campi do interior, na dinâmica do ensino e da pesquisa em nível internacional.

Hoje, com o processo de expansão e interiorização das universidades federais, é possível observar que estudantes oriundos de comunidades locais, como no caso de Penedo, vêm conseguindo romper as fronteiras da localidade e vivenciar uma experiência universitária no exterior. Estudantes que, anteriormente ao processo de interiorização e expansão, sequer podiam imaginar a possibilidade de cursar uma graduação na capital, pela dificuldade de acesso e por outros fatores, como por exemplo, a própria condição econômica”, diz Mac-Dawison.

Para o professor da Unidade Penedo, a presença da Universidade no interior proporcionou não apenas a ampliação do acesso das comunidades locais ao mundo acadêmico, mas também a abertura de portas para novas experiências, além das fronteiras nacionais.

O intercâmbio de professores dos campi do interior, que vivenciam experiências de pós-graduação ou estâncias de pesquisa em universidades de outros países, é outro fato que expomos no nosso trabalho, deixando claro que a experiência internacional proporciona um relevante incremento no processo de qualidade da produção científico-acadêmica das unidades de ensino da Ufal, existentes no interior de nosso estado”.

O artigo dos professores Mac-Dawison e Niraldo de Farias pode ser visualizado no endereço eletrônico da Revista Asa Branca, editada pelo Espaço de Cultura Brasileiro do Centre Internacional de Gandia (CIG) da Universitat de Valencia.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.