Sinfra disponibiliza manuais com agenda e cronograma de compras 2012
Por meio de fluxogramas, documentos orientam forma adequada dos procedimentos
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Jhonathan Pino - jornalista
A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) disponibilizou no Portal do Servidor os novos manuais para solicitação de compras, requisição de bens em disponibilidade e utilização de registro de preços. A medida foi tomada com o objetivo de facilitar a comunicação entre os servidores na aquisição de materiais.
Todos estão disponíveis no link Manuais, facilitando o acesso às políticas de compras, aos fluxos dos processos e aos procedimentos adequados para a solicitação de bens. Os documentos também trazem o cronograma de execução orçamentária e as agendas para a realização de procedimentos.
“O objetivo é guiar os usuários a proceder corretamente no preenchimento das solicitações de compras, utilização de registro de preços e requisição de bens em disponibilidade, bem como orientar quanto aos prazos e fluxo dos processos”, explica Daniell Pontes, gerente de Patrimônio e Suprimento.
Cronograma de compras, requisição de bens e registro de preços
Este ano o calendário conta com duas agendas para os respectivos procedimentos. Para a compra de materiais, o manual aponta o dia 20 de março, como primeiro prazo, e de maio como última oportunidade para solicitação de cadastro de produtos.
Para a abertura e requisição de bens em disponibilidade, além da utilização de registro de preços, a primeira agenda estabelece o dia 20 de março como primeiro prazo e 25 de maio como data limite para realizar essas atividades na Universidade.
Conforme a Sinfra, a antecipação dos prazos destes procedimentos para o fim do primeiro semestre foi feita para que a superintendência trabalhe de forma mais planejada durante o resto do ano.
Daniell Pontes também ressalta que muitos dos materiais não precisam passar por processo licitatório para aquisição. “Em vez do setor solicitar a abertura de um pregão, a Unidade deve antes verificar se existe o material disponível no nosso depósito ou se há registro de preço disponível”, esclarece.
Para verificar a disponibilidade do bem, desde 2011, o servidor dispõe de um site de consultas dos processos. Através do endereço eletrônico, é possível ter acesso ao catálogo de produtos disponíveis no depósito, além disso é possível acompanhar o andamento das solicitações e dos pregões da unidade interessada, o tipo de licitação, dados do fornecedor e informações sobre o recebimento do material.