Universidade recebe novos docentes

Vice-reitora Rachel Rocha deu posse aos novos servidores

Empossados fazem juramento que registra o compromisso ético e moral dos profissionais | nothing

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na manhã da quinta-feira (23), a vice-reitora Rachel Rocha empossou cinco novos docentes da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões, em Maceió. A cerimônia contou com a presença de Frederich Duque Ebrahim, diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal (Dap), e com representante de uma das unidades contempladas, o professor Luiz Antônio Cabral, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que reafirmaram os princípios éticos e morais da instituição e o compromisso da universidade como agente transformador.

A partir de hoje, a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) soma ao seu quadro de docentes a professora-adjunta Eveline Lucena Vasconcelos, cuja dedicação será exclusiva à Universidade. Entre os professores-adjuntos também encontram-se Letícia Ribes de Lima e Nilton César Lima, com atuação no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Feac, respectivamente. A Faculdade de Medicina (Famed), por sua vez, recebe as servidoras Janaína da Silva Nogueira e Isabella Lopes Molleó, ambas professoras auxiliares, com carga horária de 40 horas.

Janaína Nogueira está engajada em atividades na área da Pediatria e já revelou algumas de suas expectativas. “Em primeiro lugar, pretendo melhorar a qualidade no atendimento a crianças, dando auxílio na formação dos novos profissionais que entram na carreira médica. Assim, darei meu retorno à sociedade em termos de melhorias na qualidade de vida das crianças, porque o que se vê, atualmente, é um serviço de saúde precário”, destacou.

Entre os empossados, três são de outros Estados. Letícia Ribes e Nilton César vieram de São Paulo e Eveline Lucena, da Paraíba, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de Alagoas e do País, por intermédio da Ufal. Sob essa perspectiva, a vice-reitora destacou a importância do contato com docentes de outras regiões do Brasil. “Temos recebido muita gente de fora. Essa troca de experiência e essas referências diversificadas alargam o sentido da universidade”.

Em nome do reitor, professor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha deu as boas-vindas aos novos servidores da instituição e apresentou o processo de interiorização da Ufal e de finalização de obras espalhadas pelo Campus A. C. Simões. Além disso, enfatizou a necessidade de dar continuidade à sincronia da gestão, que ainda está no início, e de estimular a produção acadêmica. O crescimento da universidade também foi destaque na fala do professor Luiz Antônio, que considera o momento atual como uma boa fase para os novos professores ingressarem na instituição.

“Nos últimos anos, a Ufal cresceu bastante e duplicou a área instalada. Isso implica novos serviços e  algumas transformações, das quais só teremos a real dimensão no futuro. A Ufal tem consolidado muitas ações que a sociedade desconhece e que são referências para todo o País. Ela é a instituição de ensino mais importante para o desenvolvimento de Alagoas e vocês serão parte disso”, afirmou o diretor da Feac, ao parabenizar os empossados e alertá-los para que mantenham a seriedade e a capacidade de trabalho da universidade.

O diretor do Dap, Frederich Ebrahim, aproveitou a oportunidade para destacar a receptividade da comunidade acadêmica e seu engajamento nas metas da instituição. “A universidade, por meio do seu corpo de servidores, é muito receptiva e comprometida. Além disso, é uma instituição que leva a sério a sua finalidade”, lembrou.