Cied abre inscrições para formação de professores na Universidade Aberta do Brasil

Atividades do Tronco de Aprofundamento têm início no próximo dia 19

Professor Luis Paulo Mercado diz que capacitações da Cied serão estendidas para todos professores da Ufal | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Estão abertas as inscrições para oficinas e palestras do Tronco de Aprofundamento do Capacita 2012. Promovido pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), o programa investe na formação de professores interessados no uso de novas tecnologias em sala de aula.

"O Capacita é um projeto voltado principalmente para professores de Educação a Distância [EAD]. A partir do programa, pretendemos fazer com que os docentes inovem em suas disciplinas", explica Lilian Carmen Lima, coordenadora do Núcleo de Formação da Cied.

O Tronco de Aprofundamento é uma das linhas de formação do Capacita, com a oferta de disciplinas e seminários voltados para tutores e coordenadores da EAD. Entre as atividades ofertadas pelo Tronco neste ano estão oficinas e palestras sobre a produção de material impresso, web conferência, produção e autoria de materiais na web 2.0, criação de casos de ensino, formação e manutenção de comunidades de aprendizagem e interações nos ambientes virtuais.

A primeira palestra, sobre a produção de material impresso na EAD, será no próximo dia 19, no Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS), das 8h às 18h. As atividades continuam durante todo o ano, a cada dois meses, e as inscrições são feitas por meio do formulário eletrônico: http://migre.me/7W47u.

Quanto às oficinas, elas serão realizadas no laboratório de computação do novo prédio da Cied e têm número limitado de vagas.

Sobre o Capacita

Em seu sexto ano, o Capacita é apenas uma das formações da Cied, voltada para a formação de tutores e gestores dos cursos de graduação e pós-graduação da Ufal, ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa apresenta três linhas de formação: os módulos, que tiveram início no último dia 6 de março; o Tronco de Aprofundamento, formado por disciplinas e seminários, além das demandas específicas de cursos, com a realização aperfeiçoamento nas próprias unidades.

"Além do Capacita, que é voltado para sujeitos envolvidos com a UAB, a Cied oferece várias formações, com aulas abertas, cursos e oficinas de atualização para professores, com o ensino do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação [TICs] nas disciplinas de graduações prensenciais e da modalidade a distância", ressalta Luis Paulo Mercado, coordenador da Cied.

"Também está em planejamento um projeto de formação para todos os professores da Universidade, elaborado em conjunto pela Cied, Progep [Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho] e Prograd [Pró-Reitoria de Graduação]", acrescenta a professora Lilian. A coordenadora ainda disse que estão sendo pensados outros cursos para toda a comunidade acadêmica.

Veja panfleto de divulgação em anexo abaixo.