Curso de Atualização em Português forma várias turmas

Alunos de Atualização em Português tiram dúvidas sobre cursos modulares com Miguel Santos | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Até a próxima quinta-feira, 5, estão abertas as inscrições para o curso de Políticas Públicas e Sindicais. Ofertada a partir de convênio entre a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e o Sindicato do Trabalhadores da Ufal (Sintufal), a capacitação tem carga horária de 195 horas e ocorre a partir de 16 de abril, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h.

O curso é um dos 16 que têm inicio em 16 de abril. Para saber quais deles ainda estão com inscrições abertas, é só conferir a Programação dos Cursos de Capacitação 2012. Em formato regular, ou em módulos, eles são possibilidades para a progressão funcional do servidor e um consequente ganho salarial.

Pensando nessas vantagens, a assistente administrativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Kátia Fonseca, após 33 anos de trabalho na Ufal, continua empolgada com a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e sua progressão antes da aposentadoria. "Eu quis acrescentar algumas coisas a mais no meu dia a dia com o público e assim ficar mais atualizada. Eu me aposento nos próximos meses, mas ainda tenho muito a contribuir com a Ufal, por isso estou entrando em vários cursos", relata.

Kátia faz parte do curso regular de Português, cujas aulas acontecem nas manhãs dos sábados no Espaço Cultural. A Progep oferta este curso na antiga Reitoria para atender os servidores que trabalham no prédio e em outras unidades afastadas do Campus. Nessa turma a professora é Rosângela Pimenta, do Centro de Educação da Ufal (Cedu), é a primeira entre três professores que vão apresentar as formas e conceitos de comunicação verbal e não-verbal, além do uso da Língua Portuguesa nas instituições.

A Atualização em Língua Portuguesa também é tema de módulo de capacitação pela Progep. O curso, que já está em andamento, tem a participação de 20 servidores no miniauditório da Biblioteca Central. Ocorrendo às terças e quintas, durante o período da tarde, ele é ministrado pelo professor Sérgio Moura, da Universidade Estadual de Alagoas. "O conteúdo do curso é muito interessante e nos acrescenta as várias formas de texto e o novo acordo ortográfico", diz a jornalista Márcia Rejane, da Assessoria de Comunicação e aluna do curso. A jornalista destacou também o empenho e organização da equipe da Progep na elaboração do calendário de cursos e na dinâmica das aulas.

Logo nas primeiras semanas de aula, Miguel Rodrigues dos Santos, coordenador de cursos, vai aos locais onde eles são realizados e apresenta aos alunos a metodologia dos módulos, tirando as possíveis dúvidas dos servidores. “Lembro a todos a importância do parecer da chefia como parte da documentação apresentada”, disse ele, ressaltando ainda que as faltas devem ser bem justificadas, sob o risco de não receber o certificado de conclusão.

As inscrições para todos os cursos ocorrem pelo formulário online.