Núcleo de Desenvolvimento Infantil tem nova diretora

Andreza Fabrícia é a nova diretora do NDI | nothing
Andreza Fabrícia é a nova diretora do NDI

Lenilda Luna - jornalista

Em reunião realizada nesta terça-feira, 27, foi apresentada a nova diretora do Núcleo de Educação Infantil (NDI), Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva. Ela é professora assistente do setor de estudos de Educação Infantil, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, e mestre em Educação. Participaram da apresentação a vice-reitora, Rachel Rocha, e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Silvia Cardeal.

Andreza vai liderar uma equipe de educadores que responde pelo espaço educativo, com cerca de 150 crianças, de 1 ano e 9 meses a 5 anos e 11 meses, filhos de servidores, de estudantes e de pais que residem nas comunidades circunvizinhas. O NDI promove educação integral às crianças e conta com uma equipe muldisciplinar, formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista e técnico em enfermagem.

Os professores são vinculados à Secretaria Municipal de Educação, que mantém parceria com a Ufal para manutenção do núcleo. O espaço educativo, além de atender às crianças, também se constitui em importante campo de estágio para os estudantes da universidade que desenvolvem projetos relacionados com o desenvolvimento infantil, nos aspectos físico, emocional, cognitivo e social.

A equipe do NDI também recebeu reforços na coordenação pedagógica. Agora, além de Ruth Calôete, que vai responder pelo maternal, a pedagoga Deise Luciano passou a integrar a equipe no fim do ano passado, com a coordenação do 1º e 2º períodos.

Ao apresentar a nova diretora, Silvia Cardeal destacou a grande importância que o NDI tem para a Ufal, por se tratar da educação infantil, dentro de uma instituição de ensino superior. “Apesar da rotatividade de parte da equipe, formada por bolsistas, estagiários e professores da Semed, sabemos do empenho de todos em oferecer o melhor atendimento a essas crianças, que são o nosso público mais especial e vulnerável”, ressaltou a pró-reitora.

Andreza contou que supervisionava turmas de estágio em educação infantil no NDI e também já participou de pesquisas no núcleo. “Nunca pensei que chegaria aqui como diretora, mas estou feliz com o desafio e pretendo dar continuidade ao trabalho de qualidade realizado pelas minhas antecessoras, Pajuçara Marroquim e Elza Maria”, destacou a nova diretora.

A equipe ressaltou a importância da continuidade dos projetos desenvolvidos com as crianças, mas também se colocou à disposição para as mudanças necessárias. “É preciso aproveitar as experiências que tiveram bons resultados, mas estamos abertos para reavaliar e planejar novas ações”, disse Cléa Albuquerque, nutricionista do NDI.

Rubens Omena, que além de integrar a equipe de educadores, é representante do Conselho Escolar, saudou a nova diretora reforçando o compromisso de todos com as crianças do NDI. “Consideramos que a qualificação da nova diretora na área de educação infantil vai representar um salto de qualidade nos aspectos pedagógicos e administrativos para essa instituição tão especial dentro do campus”, disse o conselheiro.

A reunião foi encerrada com a palavra da vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, que enfatizou o compromisso da gestão com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil. “O NDI é uma referência no Estado quando se trata de educação infantil e vamos trabalhar para que seja melhor ainda”, concluiu a vice-reitora.