Professores e técnicos elegem representantes para Consuni e Cura

Pleito ocorre dia 18 e define novos membros para o biênio 2012-2014


- Atualizado em
Eleições para os colegiados acontecem no próximo dia 18
Eleições para os colegiados acontecem no próximo dia 18

Bruno Cavalcante – estudante em Jornalismo

A votação para a escolha dos membros do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Curadores (Cura) acontece no dia 18 de abril, das 9h às 17h, em Maceió, e, das 9h às 13h, nas unidades do interior. Entre os candidatos estão professores e técnico-administrativos ativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Cada uma das categorias irá escolher sete representantes para compor o Consuni e um para o Cura. Confira locais de votação em anexo.

Os eleitores podem votar em quaisquer das 19 urnas distribuídas nos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca, incluindo as unidades de Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo, e do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, e no Hospital Universitário (HU). No dia da eleição, as cédulas irão conter os nomes dos titulares, vinculados aos seus suplentes.

Este ano, 20 chapas de docentes e 17 de técnico-administrativos concorrem à composição do Consuni. Conforme o secretário dos Conselhos Superiores, Rômullo Rogério, não há uma quantidade limite de votos para eleger uma chapa. O resultado da votação será divulgado na quinta-feira, 19. Os conselheiros eleitos para o biênio 2012-2014 tomarão posse em maio, durante reunião ordinária.

O que faz o Consuni?

Com uma formação heterogênea, o Consuni delibera sobre os diversos assuntos das três classes representadas, que vai desde o planejamento institucional das políticas referentes às carreiras de técnicos e de docentes, como abertura de edital para concursos públicos, contratação de pessoal e criação e extensão de cursos, entre outros.

O colegiado é a instância máxima da Ufal e é responsável por decisões importantes para o funcionamento da instituição, ou seja, define os rumos da universidade, como por exemplo, estatuto, regimento e definição sobre programas e projetos federais. Um dos temas que já passaram pelo Consuni foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Outro ponto em debate foi a mudança da estrutura universitária com a criação das unidades acadêmicas.

Uma das pautas atuais em andamento é o projeto de instauração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O tema levou alunos, servidores e dirigentes do HU para a sala dos Conselhos Superiores, no último mês de março. “É fundamental o engajamento das categorias nesse processo eleitoral, porque todas as classes da Ufal estão representadas nesses órgãos, e cabe a eles tomar as decisões que irão refletir na vida de toda comunidade acadêmica”, afirmou Rômullo Rogério.

Composição dos colegiados

O Consuni, órgão superior deliberativo, é formado por 53 membros que representam toda comunidade universitária. Os integrantes são: o reitor, que é o presidente, a vice-reitora, os seis pró-reitores, os 21 diretores de unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões e oito representantes da categoria docente, oito de técnicos e oito de alunos.

Nesse processo de escolha de novos integrantes, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da  Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) indicam um conselheiro para compor o Consuni. Então, com dois nomes já apontados, as duas categorias elegem seus representantes para ocupar as outras sete vagas. Acesse a relação de chapas concorrentes.

O que é Cura?

O Cura é o órgão de assessoramento patrimonial, econômico-financeiro e contábil do Consuni. Ele é semelhante a um conselho fiscal dentro Ufal e é composto por sete representantes, dos quais dois são escolhidos por votação, um para cada categoria de servidores. Os estudantes também uma vaga nesse conselho.

As vagas restantes são preenchidas por entidades públicas externas à universidade: Ministério da Educação (MEC) e os conselhos regionais de Contabilidade, de Economia e de Administração. Cada um desses órgãos indica um representante.

Em ambos os colegiados, os servidores têm mandato de dois anos de mandato e os alunos, de um ano. Os candidatos eleitos podem concorrer à reeleição.