Empossados novos conselheiros do Consuni

Titulares e suplentes tomam posse no Conselho Universitário para deliberações dos próximos dois anos


- Atualizado em
14 novos conselheiros do Consuni são empossados
14 novos conselheiros do Consuni são empossados

Manuella Soares - jornalista

Passou a valer, a partir da segunda-feira (7), o voto dos novos membros do Conselho Universitário (Consuni). O reitor Eurico Lôbo empossou os 14 representantes dos docentes (titulares e suplentes) e os 14 representantes dos técnico-administrativos (titulares e suplentes).

A eleição que escolheu quem vai representar a comunidade acadêmica pelos próximos dois anos aconteceu em 18 de abril. Alguns membros garantiram a permanência como titulares no conselho, como é o caso do diretor da Biblioteca Central, Elias Barbosa, que recomeça as atividades dessa gestão na expectativa de colaborar com os projetos para o desenvolvimento da Universidade.

“Quero continuar contribuindo nos encaminhamentos macros como também representar os técnicos administrativos. Nossa luta principal é pela redução da carga horária dos servidores para 30 horas semanais, entre outras demandas da classe”, comentou.

Na cerimônia de posse, que fez parte da reunião ordinária do Conselho Universitário, o reitor Eurico Lôbo parabenizou os novos conselheiros e agradeceu aos que deixam. “Muito obrigado aos que encerram as atividades hoje, parabéns pela contribuição que vocês deram à Universidade Federal de Alagoas como membros desta casa”, disse.

O Conselho Universitário é responsável por deliberar sobre os diversos assuntos das três classes representadas, que vai desde o planejamento institucional das políticas referentes às carreiras de técnicos e de docentes, como abertura de edital para concursos públicos, contratação de pessoal e criação e extensão de cursos, entre outros.

Estreante nas decisões deliberativas, Tiago Leandro Cruz tomou posse como conselheiro para os próximos dois anos. Ele encara o desafio de representar os docentes com a pretensão de estreitar a relação entre conselho e comunidade acadêmica.

“Ainda há a necessidade de democratizar mais os espaços da universidade. O maior desafio é a comunicação com a classe representada, porque com o crescimento da Ufal ficou mais difícil fazer com que as pautas e atas cheguem ao conhecimento dos principais interessados”, diz o docente do Cedu.

Composição dos colegiados

O Consuni, órgão superior deliberativo, é formado por 53 membros que representam toda comunidade universitária. Os integrantes são o reitor, que é o presidente, a vice-reitora, os seis pró-reitores, os 23 diretores de unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões e sete representantes da categoria docente, sete de técnicos e oito de alunos.