Ex-diretora do NDI é homenageada
A professora aposentada Pajuçara Marroquim foi reconhecida pelo trabalho empenhado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Os antigos colegas de trabalho receberam a professora Pajuçara entre sorrisos e abraços. A visita da ex-diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) foi um convite da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, para homenagem formal como reconhecimento ao período de contribuição na Ufal. Pajuçara Marroquim deixou a direção do NDI para se aposentar e está dedicada à vida pessoal desde o mês de março.
“O trabalho da professora Pajuçara foi muito importante para a gestão, por isso queremos agradecer aos anos dedicados, principalmente, ao NDI”, destacou a pró-reitora Sílvia Cardeal. A professora homenageada passou oito anos à frente do Núcleo com a missão de promover o bem estar e a educação das crianças atendidas.
A atual diretora, Andreza Fabrícia, recepcionou Pajuçara com muitos elogios a respeito do trabalho realizado na casa. “Ela deixou muita coisa planejada, organizada e o nosso setor de nutrição é impecável, até invejado por muitas instituições”, comentou.
Na despedida, duas alunas do NDI representaram os demais colegas que receberam toda a presteza da professora Pajuçara durante o convívio e buquê de flores junto com uma carta de agradecimento. Emocionada, a ex-diretora falou sobre o carinho da equipe que ajudou a tocar a gestão e sobre o aprendizado que também ganhou com esse desafio.
“Eu não fiz nada de extraordinário. Fiz simplesmente o meu serviço. Não me sinto diferenciada em nada, apenas cumpri o meu papel”, disse entre lágrimas. “Passei 34 anos aqui na Ufal, então sinto como se tivesse cumprido uma missão. É hora de fazer novas coisas”, completou.
Sobre o NDI
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil tem parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), que cede alguns profissionais para atuar no núcleo. Ao todo são cerca de 40 bolsistas e 45 profissionais das áreas de Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Psicologia dando apoio ao trabalho realizado com as crianças.
O espaço atende atualmente 175 crianças que estudam em regime parcial e integral, mas as vagas são muito disputadas por causa do bom serviço que é oferecido para os filhos dos servidores (técnicos e professores); estudantes e de pessoas das comunidades circunvizinhas.
Os alunos já podem se matricular a partir do maternal (de 1 ano e 9 meses até 3 anos incompletos) e ficam até a educação infantil, quando completam 5 anos de idade. A preocupação dos profissionais vai além da educação das crianças, com cuidados desde a alimentação até a higiene pessoal de cada um.