João Alberto, engenheiro por satisfação
Servidor do Lema, ele cresceu profissionalmente na Ufal e desempenha a função com amor
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
Há 33 anos, João Alberto esteve no Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal para participar das atividades que prezam pela qualidade e segurança dos produtos desenvolvidos num ambiente cheio de máquinas e ideias. Na década de 70, ele era aluno de Engenharia Civil e hoje desempenha funções essenciais para o bom funcionamento do Laboratório de Estruturas e Materiais (Lema).
A história desse servidor, que se dedica a Ufal há 26 anos, começou quando ele ainda era agente de administração, função já extinta, e passou a ser assistente em administração no antigo Departamento de Construção Civil e Transportes. O diploma de engenheiro serviu para dar uma ascensão na carreira dentro da universidade e ele logo foi chamado para assumir a função na qual atua até hoje.
O trabalho de João Alberto está ligado ao controle de dosagem de concreto utilizado nas construtoras de Alagoas e de outros estados. Empresas solicitam consultorias técnicas e remuneram o Lema pelo serviço prestado. O dinheiro é convertido em materiais técnicos e bolsas estudantis e tudo é acompanhado de perto pelo engenheiro, que garante o diferencial do trabalho realizado no laboratório, que é referência na área.
“As empresas solicitam o serviço ao Lema por causa da confiabilidade, mesmo quando a proposta de orçamento é maior do que nas concorrentes. As pessoas procuram porque sabem que vão ter uma resposta com todo critério de qualidade”, comentou João Alberto.
A equipe formada por cerca de 10 pessoas, incluindo o coordenador, conta ainda com o apoio de estudantes bolsistas, empenhados em aprender um pouco sobre o que cada um tem a ensinar. Como é o caso de João, experiente na missão de ajudar a orientar os alunos nas pesquisas dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental.
A rotina não se restringe ao trabalho no laboratório, ao lado de professores e estudantes. A bagagem cheia de sabedoria permite transmitir as informações em treinamentos realizados nas construtoras, ou mesmo da Ufal. “Ensino a parte prática para o pessoal das obras, para que eles aprendam os procedimentos corretos da produção de concreto, e assim evitar fazer um material descartável”, ressaltou.
Em meio às tarefas do dia a dia, o engenheiro conta que tem sorte por gostar do que faz, já que se relaciona bem com os colegas e consegue administrar a função com todos os méritos. “Sei fazer tudo na hora certa, chamar atenção quando devo e aplaudir quando for merecido”, brincou.
A facilidade em lidar com os números fez também nascer a vontade de estudar matemática. João também é professor numa escola pública da cidade, mas confessa numa simples frase que o trabalho na Ufal é o grande xodó. “Para mim, a engenharia é uma realização”, confessou.
Capacitação para servir melhor
Em constante atividade, o servidor não para no tempo. Ele procura se capacitar e aproveita as oportunidades oferecidas dentro da universidade. Atualmente, divide a atenção entre os cursos de português (está no 2º módulo) e de computação, que vai iniciar neste mês de maio.
Aos 53 anos João Alberto usufrui das inúmeras possibilidades das novas tecnologias, e até realizou um curso de capacitação a distância, via internet. “Tudo que aprendi consigo usar no meu trabalho, gostei de fazer esses cursos, principalmente porque aprendi a otimizar meu tempo. Acho importantes essas iniciativas, mas é uma pena não ter começado mais cedo”, disse.
Os anos de dedicação ao trabalho na Universidade Federal de Alagoas rendem não somente a satisfação profissional. O engenheiro destaca também as conquistas alcançadas, até agora, como fruto de uma vida inteira imersa no serviço público.
“É um motivo de orgulho trabalhar aqui, porque faço meu trabalho com satisfação. Tudo que consegui foi graças a Ufal, que me deu estudo, trabalho e os conhecimentos dos meus filhos [os dois se formaram na instituição]. Eu sempre digo que tenho muito mais do que mereço”, contou, com um sorriso de quem é realizado por servir cada vez melhor.