Questionário avalia saúde do servidor

Serão avaliados a promoção da saúde qualidade de vida proporcionada pela Universidade


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Estão disponíveis no Portal do Servidor os questionários destinados à avaliação da categoria de aptidão física e riscos de desenvolvimento de doenças coronarianas elaborados pelo Diretório de Pesquisa, Núcleo de Extensão e Pesquisa em Aptidão Física, Desempenho e Saúde (Nepadifes), do curso de bacharelado em Educação Física. Coordenado pelo professor Amândio Geraldes, o estudo pretende obter o desenho de atuais e futuros Projetos de Extensão e Pesquisa (PEP) ofertados para a promoção da saúde e melhora da saúde e qualidade de vida relacionada à saúde dos servidores da Universidade Federal de Alagoas.

Amândio explica que a atividade integra o projeto de pesquisa “Níveis de Aptidão Física e Risco Coronariano de uma Comunidade Acadêmica” e que a participação do servidor é voluntária, mas de fundamental importância para o estudo.

Ele justifica que a realização do projeto visa reconhecer associações entre os níveis de aptidão física e as taxas de riscos para doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e vários tipos de cânceres, dentre outras doenças. “Na medida em que as informações contemplem o objetivo do questionário, passa-se a conhecer o grau de riscos relacionados ao sedentarismo e à saúde dos servidores”, enfatiza o coordenador .

O coordenador acrescenta que os questionários permitirão aos participantes conhecer, de forma imediata seus resultados e que haverá sigilo quanto as informações fornecidas e quanto à identidade do voluntário. “Todos os voluntários terão total liberdade para esclarecer alguma dúvida que venha surgir antes e durante o andamento da pesquisa, assim como são livres para se recusar a participar ou retirar seu consentimento em qualquer fase do estudo. As informações coletadas terão utilidade apenas para fins de pesquisa”, diz.

O professor reforça que a prática regular de atividades físicas é um dos mais importantes componentes das estratégias de promoção da saúde e bem estar e que um crescente número de pesquisas tem demonstrado que quase todos os indivíduos, independente de idade, podem se beneficiar da prática regular de atividade física. Entretanto, mais da metade da população não pratica de maneira regular e na quantidade adequada, atividades físicas.