Ufal recebe novos servidores

Em tarde descontraída os empossados falaram sobre a alegria de fazer parte da Universidade


- Atualizado em
Empossados fazem juramento do servidor público
Empossados fazem juramento do servidor público

Jhonathan Pino - jornalista

Vinte professores substitutos e um técnico administrativo tomaram posse nesta quinta-feira, 10, na Universidade Federal de Alagoas. Eles foram recebidos pela vice-reitora Rachel Rocha, e pelo diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Frederich Duque Ebrahim, que conversaram com os servidores sobre a origem e os desafios do serviço público.

"Vemos vocês como parceiros para a consolidação de uma educação superior de qualidade. É preciso que tenhamos muita clareza da missão do servidor público e tenhamos um compromisso com a sociedade na oferta de serviços de qualidade", disse a vice-reitora.

Em comum todos contratados disseram que entrar na Universidade como docente era um projeto de vida. "Eu encontrei muitas dificuldades para fazer a graduação e pós-graduação. Muitas pessoas tentaram me fazer desistir e ir por um caminho menos difícil, mas eu persisti e agora estou na Ufal como substituta e aqui devo continuar como efetiva posteriormente", acredita Yariadner Costa Brito, que lecionará no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), onde também é aluna de doutorado.

A exemplo de Yariadner, o IQB recebe dois de seus alunos da pós-graduação na posição de docente, são eles: Francisco de Assis dos Santos e Edjjane Vieira Pires. "Entrar na sala de aula e perceber que os alunos estão gostando do que você está ensinando é ter a certeza de que toda a sua dedicação valeu a pena", relata Edjane.

Também foram empossados os primeiros professores do curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Paulo de Almeida Araújo e Ronaldo Edson da Silva ocupam temporariamente as vagas criadas para o curso, mas já estão ansiosos pelos concursos para efetivo. "Estamos desbravando um curso novo. Sempre foi um sonho fazer parte da Universidade", relata Ronaldo

A vice-reitora esclareceu que o Ministério da Educação já reconhece a necessidade das vagas ocupadas pelos empossados, e que logo deverão ser transformadas em efetivas. Também receberam novos docentes os campi Arapiraca e do Sertão, as faculdades de Serviço Social (FSSO) e Nutrição (Fanut); os institutos de Ciências Sociais (ICS), Física (IF) e Matemática (IM); e os centros de Educação (Cedu), Ciências Agrárias (Ceca) e Tecnologia (Ctec).