Conselho Municipal de Educação de Maceió conta com representação da Ufal

A professora Sandra Regina Paz, do Centro de Educação, assume vice-presidência do Comed

As professoras Edna Lopes e Sandra Regina Paz assumem cargo de presidente e vice no Conselho Municipal de Educação | nothing

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

O Conselho Municipal de Educação (Comed) conta com uma nova equipe de conselheiros para o biênio 2012/2014. Uma das novas representantes do Comed para os próximos dois anos é a professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal), Sandra Regina Paz, que assume o cargo de vice-presidente e trabalhar ao lado da nova presidente, a professora Edna Lopes, do Sinteal.

Esse é o primeiro mandato da professora no Comed e, segundo ela, a participação da Ufal no conselho faz parte de um compromisso social da universidade, especialmente do Cedu, com a educação de Maceió. “A nossa participação vem no sentido de contribuir no acompanhamento, proposição e contribuição de ordem teórica, epistemológica e metodológica, além de um controle social no que tange as políticas públicas educacionais que visem a melhoria da qualidade da educação pública de Maceió”, declarou Sandra.

A nova presidente do Conselho Municipal de Educação, Edna Lopes, também falou sobre a responsabilidade do cargo, ressaltando a importância da participação de todos os conselheiros. “Eles representam vários segmentos da sociedade e, com sua atuação, buscam acabar com dúvidas sobre a gestão dos problemas das escolas e das demandas locais que exigem posicionamentos, através de respostas a consultas e emissão de pareceres e resoluções”, disse.

Ainda segundo as professoras eleitas, o principal objetivo dessa nova gestão é contribuir com a garantia de uma educação de qualidade social para as crianças, jovens, adolescentes e adultos de Maceió e, através do conselho que representa vários segmentos sociais, exigir do poder a implementação das metas e objetivos do Plano Municipal de Educação de Maceió.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é um documento que norteia as políticas públicas, a fim de definir metas e objetivos para um período de 10 anos – entre os anos de 2011 e 2021, com a proposta de orientar autoridades do município na formulação de orçamento público e dos projetos de lei que beneficiam a população.

Segundo o secretário de educação de Maceió, Thomaz Beltrão, a aprovação desse plano de educação é considerada como um avanço significativo na melhoria do sistema de ensino público do município, mostrando-o como um instrumento legal que destaca a gestão democrática como princípio norteador de sua ação, além de valorizar os profissionais da área educacional.

O Plano Municipal de Educação foi aprovado na gestão anterior do Comed e, segundo as professoras eleitas, o grande desafio de sua gestão é implementá-lo e fazer dele uma realidade. “Organizar uma cidade inclui também organizar seus processos de atendimento ao direito público subjetivo definido na Carta Magna, que reforça que a educação é um direito de todos”, ressalta a professora Edna.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação (Comed) é um órgão colegiado, de caráter normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e de controle social do Sistema Municipal de Ensino, propondo e apoiando metas, com a finalidade de contribuir para a elaboração de planos e políticas educacionais que visem proporcionar uma educação de qualidade, vinculada ao mundo do trabalho e à prática social.

O conselho ainda acompanha, controla e avalia as políticas educacionais, a transferência e aplicação de recursos destinados à educação de Maceió, zelando pela transparência da gestão. Além do mais, busca a universalização do atendimento escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino e o desenvolvimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de acordo com os princípios éticos, políticos e estéticos da Constituição Federal e das diretrizes curriculares nacionais.