Gestores se engajam no projeto Agentes de Comunicação

Agentes serão fontes de informações para as notícias produzidas pela Ascom


- Atualizado em
Carlos Gonçalves apresentou experiência dos Agentes de Comunicação nos Correios | nothing
Carlos Gonçalves apresentou experiência dos Agentes de Comunicação nos Correios

Manuella Soares - jornalista

Olhares atentos e interessados em colaborar. O curso de capacitação “Agentes de Comunicação”, promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), reuniu gestores da Universidade Federal de Alagoas, no miniauditório da Biblioteca Central, nos dias 5 e 6 de junho, com o objetivo de incentivar a participação de todos no fornecimento de informações para a Assessoria de Comunicação (Ascom).

O projeto foi criado para estimular gestores e servidores de todas as unidades a manter contato direto com a Ascom para a divulgação de suas atividades, a partir de notícias e campanhas a serem veiculadas pelos portais institucionais. “Queremos mostrar a cara da Ufal, os agentes vão trazer as notícias. Vamos, cada vez mais, divulgar o que estamos fazendo”, destacou a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo.

A vice-reitora, Rachel Rocha, falou sobre a iniciativa de motivar os gestores para ampliar a vitrine da Ufal. “Nem tudo o que é produzido aqui chega a ser divulgado. E muitas vezes a gente não tem noção do que pode ser notícia”, disse.

Para contextualizar a importância de tornar natural o fluxo das informações, o assessor de Comunicação dos Correios em Alagoas, Carlos Gonçalves, ressaltou como fundamental melhorar a comunicação interna. “Não se admite hoje uma instituição que não pensa em comunicação organizacional. Nosso papel é tornar a comunicação mais ágil, ter consistência no que está dizendo e promover a interatividade dentro do setor de trabalho”, relatou.

“É indispensável essa iniciativa, porque nos torna com uma percepção mais aguda frente à divulgação dos nossos aspectos positivos. Normalmente, nós olhamos para a instituição com um olhar mais crítico e não olhamos para os nossos valores”, comentou a professora Verônica Robalinho, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

O projeto

O projeto consiste na criação de uma vasta rede de parceiros voluntários espalhados pelos mais diversos setores da instituição, na capital e no interior do Estado. A ideia é focar na formação de agentes para ampliar a capacidade de coleta, socialização e tratamento da informação de interesse local, regional e nacional.

O agente será a fonte da notícia, ou seja, vai trabalhar em parceria com a Ascom para propagar as informações da área em que atua. É preciso ter boa comunicação e empatia com o grupo de trabalho para facilitar o acesso ao que pode ser uma matéria jornalística.