Maria de Lourdes Ferreira, técnica do DRCA

Maria de Lourdes trabalhá há 31 anos na Ufal

Suas notas não estão no Sistema Acadêmico, no prazo estabelecido? Não se preocupe. É só procurar o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para implantar os dados. E quem faz isso? A servidora Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, que é técnica-administrativa da Ufal há 31 anos.

Maria de Lourdes é formada em História pela Ufal e atualmente faz especialização em Gestão Pública, que faz parte do projeto de qualificação de servidores promovido pela Progep.

Mas ela não trabalhou apenas no DRCA. De lá para cá, passou por um longo caminho: inicialmente, Lourdes, como é conhecida, ficou lotada no Hospital Universitário (HU), na área administrativa e, depois, foi transferida para a coordenação do curso de Engenharia Civil, onde permaneceu por aproximadamente oito meses. Após esse período foi para o setor onde ainda permanece.

Há 15 anos, ela trabalha na Reitoria do Campus A. C. Simões, em Maceió, no DRCA (antigo Departamento de assuntos Acadêmicos - DAA). Atende ao público da universidade, implanta notas no sistema, analisa processos específicos do setor e cadastra os alunos desde sua entrada até a saída da instituição. Servidora dedicada e responsável, Lourdes acompanha toda a vida acadêmica dos alunos.

Trabalha de segunda a sexta-feira, mas é no fim de semana que a funcionária dedica parte de seu tempo à família. Cheia de vida, ela adora sair, passear, dançar com o marido, curtir a vida e, quando o sol aparece, o que quase sempre acontece na capital, gosta de ir à praia acompanhada de todos os seus. Nas prévias carnavalescas não deixa por menos e cai na folia acompanhando o bloco Pinto da Madrugada, que já virou mania de Alagoas.

Lourdes conta também que, para ela, 2012 está sendo um ano muito especial: em maio, ela foi avó pela primeira vez e está muito contente com a novidade. Mas quem disse que ela quer ficar só curtindo o netinho João Augusto? Assim que se aposentar da universidade, revela que pretende iniciar um curso de culinária. Seu objetivo é se preparar para desenvolver outra atividade. Ela não quer parar porque tem muita vitalidade e gosta de ser produtiva.