Técnicos-administrativos decidem voltar ao trabalho

Categoria decidiu pelo retorno unificado dos servidores das universidades federais


- Atualizado em
Decisão de retorno unificado foi tomada no hall da Reitoria
Decisão de retorno unificado foi tomada no hall da Reitoria

Jhonathan Pino - jornalista

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (24), na Reitoria, os técnico-administrativos decidiram pela volta às atividades na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir desta segunda-feira, 27. A decisão atende ao acordo firmado entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e o Governo Federal, que estabeleceu aumento de 15,8% no salário dos servidores até 2015.

Como segunda-feira, 27, é feriado municipal dedicado a Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, as atividades voltam ao normal a partir de terça-feira.

O percentual será parcelado em três vezes e adicionados aos vencimentos dos servidores nos meses de março de 2013, 2014 e 2015. Outro ganho obtido pela categoria foi o aumento do valor das gratificações por qualificação. A partir de janeiro de 2013, os índices das gratificações passam de 10% para 25%, caso os servidores ocupem cargos de nível médio e possuam graduação. No caso dos servidores de Nível E, vigorará o acréscimo de 30% dos salários para aqueles com especialização na área de conhecimento com relação direta de atuação.

As mudanças nos steps das gratificações da categoria só serão reajustadas a partir de 2014 e será finalizado no ano seguinte, com uma taxa de 3,8% do vencimento. “Não era o que a gente queria, mas foi o que a gente pôde fazer. Neste ano, os ganhos com a greve foram melhores que 2011. Nos resta agora esperar por mais três anos para lutar por melhores salários”, relatou José Jerônimo da Silva, diretor Financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal).

Veja tabela do acordo divulgada pela Fasubra.