Manual padroniza procedimentos do servidor nas Ifes

Documento serve de guia para todas as instituições federais de ensino


- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Já está disponível no Portal do Servidor o Manual de Normas de Pessoal das Instituições Federais de Ensino. Elaborado pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos (CNDP), após o XXXII Encontro Nacional, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano na Universidade Federal do Ceará, o documento padroniza os procedimentos de atuação dos servidores públicos das instituições federais de ensino.

No manual, estão regulamentados temas como Abandono de Cargo, Abono de Permanência, Acumulação de Cargo, Adicionais, Afastamento e Ajuda de Custo, servindo para atuação de docentes e técnico-administrativos.

“Antes, cada universidade fazia o seu próprio manual, conforme a sua interpretação da legislação, apesar desta ser única. Na Ufal por exemplo, estávamos elaborando o nosso manual, mas a publicação de um documento padrão foi muito bom para a instituição, porque economizamos um trabalho grande, que é da confecção e discussão das normas, ponto a ponto”, relata Cleide Ferreira, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Além de Cleide, participaram do Encontro a pró-reitora Sílvia Cardeal, o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Frederich Ebrahim e o coordenador de Processos Seletivos, João Paulo Fonseca. Este último foi nomeado suplente da CNDP e deve acompanhar a equipe de atualização do manual. “É necessário que esse documento esteja em constante atualização porque todos os dias são criadas novas regras”, relata Cleide.