Progep amplia ginástica laboral para servidores


- Atualizado em
Equipe da Ascom durante pausa para fazer alongamentos com a instrutora Anna Cecília
Equipe da Ascom durante pausa para fazer alongamentos com a instrutora Anna Cecília

Redação Ascom

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, em parceira com o curso de Educação Física, retomou o projeto de Ginástica Laboral. Por enquanto, a visita das instrutoras está sendo nos setores da Reitoria, mas em breve, outros locais serão inseridos. As atividades ocorrem às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Ginástica laboral é toda atividade física orientada realizada no local de trabalho. A proposta é promover a saúde e o bem-estar físico e mental dos servidores. As instrutoras são as alunas Maysa Nunes, Josicleide Palmeira, Anna Cecília e Elany Rocha, orientadas por professores.

Você pode não saber, mas a pausa no trabalho para a realização de uma atividade física é muito importante e pode fazer grande diferença na rotina diária, influenciando inclusive, no desempenho profissional.

São exercícios rápidos e práticos, que estimulam, relaxam e equilibram o corpo, com o objetivo de reduzir e prevenir as lesões que possam ser provocadas por movimentos repetitivos. É importante que esses exercícios sejam realizados no mínimo, duas vezes na semana.

A ginástica laboral reduz a incidência das dores e lesões mais comuns, como lombalgia, cervicalgia e tendinites, causadas, dentre outros fatores, por estresse e má postura. O servidor não será sobrecarregado nem vai cansar por fazer essa atividade, porque é leve e de curta duração. É uma medida preventiva contra lesões.

Seguindo as dicas abaixo e dedicando alguns minutos de seu dia à prática da ginástica laboral, com certeza seu desempenho no trabalho será bem melhor, além de proporcionar mais qualidade de vida.