Dezenove anos de dedicação à universidade
Alcina Maria é responsável por manter atualizados os dados de todos os servidores
- Atualizado em
Keila Katiane - estudante de Relações Públicas
Há 19 anos na Ufal, a servidora Alcina Maria de Cerqueira Jordão Ramos e Silva trabalha no Departamento de Administração de Pessoal (DAP), na Seção de Controle de Carreira, Cargos e Funções (Secaf). É dela a função de elaborar o “livro da vida” funcional dos servidores, ou seja, uma planilha com todas as informações e controle de dados do quadro de pessoal (docentes e técnicos). Ela mantém todos os dados atualizados, como CPF, RG e endereço, e acompanha a carreira, o que cada um faz ou o cargo que ocupa durante o período que passa na instituição.
Alcina revela que a primeira vez que entrou na Ufal foi para fazer a inscrição do concurso público ao qual se submeteu e foi aprovada. “Naquele momento, senti que a universidade acabaria sendo o meu lugar, a minha casa. E foi o que aconteceu. Após 24 anos sem trabalhar, fiz o concurso e fui aprovada e, com isso, iniciei minha carreira na instituição e permaneço até hoje. Daqui só pretendo sair aos 65 anos, quando me aposentar”.
Formada no curso de licenciatura em Letras, a servidora conta que também fez especialização em Gestão e Desenvolvimento Universitário e, por cerca de sete anos, foi suplente da representação junto à Geap, em Brasília. Ela também já integrou a Comissão de Ética durante 3 anos. Por sua dedicação e qualidade, teve seu trabalho reconhecido pela reitora honorária, Ana Dayse Dorea, que lhe premiou com uma medalha, nas comemorações do aniversário de 45 anos da instituição.
Mas a vida de Alcina não se resume apenas ao seu trabalho na Ufal. Mesmo adorando o que faz, ela confessa que uma de suas maiores alegrias é passar o dia com seus netos. Com eles, aproveita os dias de lazer, passeando e os mimando muito, já que se considera uma avó bastante coruja. Além disso, a servidora também dedica parte de seu tempo aos trabalhos artesanais, como crochê, ponto cruz, vagonite e técnicas de bordado. “Faço tudo com muito amor e responsabilidade”, declarou.