Professor alia várias paixões à Economia
Docente, comentarista e militante político são conceitos aplicados a Cícero Péricles, da Faculdade de Economia
- Atualizado em
Manuella Soares – jornalista
A simplicidade se resume numa frase: “Você é doutor na academia, para assinar um artigo, ou um projeto. Mas você não pode ser doutor quando está lá na igreja, ou na rua. Você é um cidadão”. É assim que pensa o professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, que carrega o diploma de doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, na Espanha, e a humildade de quem acredita que os atos valem mais que os títulos.
Em quase três décadas de dedicação à Universidade Federal de Alagoas, o professor diz que já viu muitos avanços no ensino da Economia e o progresso do curso da Ufal, com a capacitação dos docentes e atividades que rendem bons frutos como o Programa de Mestrado e a Revista Economia Política do Desenvolvimento. Mas a preocupação com o aprendizado dos alunos permanece viva e estimulante para o trabalho diário em sala de aula. “Minha atenção central é para que o aluno saiba traduzir a economia regional, porque se ele entender as questões regionais vai compreender mais facilmente outros planos, nacional e internacional”, comentou Cícero Péricles.
A máxima “tempo é dinheiro” se aplica bem ao economista Cícero Péricles, que, sempre apressado, faz cada segundo render uma hora proveitosa. E foi enquanto concedia essa entrevista e fazia um lanche, ao mesmo tempo, que ele aproveitou para declarar o amor pela docência.
“Eu me realizo como professor, em sala de aula. Foi pela Ufal que eu consegui fazer mestrado, doutorado e sempre estudei em escola pública. Vou terminar minha vida sem nunca ter pisado numa escola privada”, ressaltou. E com a convicção do que é um futuro digno, conclui: “Defendo o ensino público e gratuito para toda a população. Acredito que a Ufal é um caminho extraordinário para a qualificação”.
Economia na TV
Não é só na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade que Cícero Péricles contribui com seus conhecimentos. Todas as terças-feiras, o economista leva o nome da Ufal para todo o Estado por meio da TV Gazeta, em um trabalho voluntário. É um espaço dentro do telejornal exibido pela manhã, o Bom Dia Alagoas, com dicas úteis e uma linguagem que alcança cada telespectador.
“O fato de ser professor ajudou a traduzir a economia de forma mais simples e acredito que minha forma rápida e concisa de falar facilita o trabalho na televisão”, explicou, relembrando o início da experiência como comentarista.
Mesmo depois de oito anos no quadro que a princípio tinha um minuto de duração e foi ganhando espaço, até chegar ao formato atual com oito minutos, Cícero diz que é o professor quem representa o comentarista, e não o contrário. “Há sempre uma confusão que eu não permito que faça. Quando alguém me apresenta como comentarista de TV, eu digo: Não! Sou professor da Ufal”, brincou, enfatizando a palavra professor.
Cícero Péricles ainda tem outra atividade que exerce com paixão, segundo ele, sem esconder as preferências político-partidárias. “Desde que entrei na Ufal sou engajado na militância política, mas nada que interfira na minha vida acadêmica. Nunca tive cargos importantes, apenas dou minha contribuição como cidadão”, ressaltou.