Professor alia várias paixões à Economia

Docente, comentarista e militante político são conceitos aplicados a Cícero Péricles, da Faculdade de Economia


- Atualizado em 03/05/2024 14h20
Cícero Péricles, professor da Ufal com muito orgulho
Cícero Péricles, professor da Ufal com muito orgulho

Manuella Soares – jornalista

A simplicidade se resume numa frase: “Você é doutor na academia, para assinar um artigo, ou um projeto. Mas você não pode ser doutor quando está lá na igreja, ou na rua. Você é um cidadão”. É assim que pensa o professor Cícero Péricles de Oliveira Carvalho, que carrega o diploma de doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, na Espanha, e a humildade de quem acredita que os atos valem mais que os títulos.

Em quase três décadas de dedicação à Universidade Federal de Alagoas, o professor diz que já viu muitos avanços no ensino da Economia e o progresso do curso da Ufal, com a capacitação dos docentes e atividades que rendem bons frutos como o Programa de Mestrado e a Revista Economia Política do Desenvolvimento. Mas a preocupação com o aprendizado dos alunos permanece viva e estimulante para o trabalho diário em sala de aula. “Minha atenção central é para que o aluno saiba traduzir a economia regional, porque se ele entender as questões regionais vai compreender mais facilmente outros planos, nacional e internacional”, comentou Cícero Péricles.

A máxima “tempo é dinheiro” se aplica bem ao economista Cícero Péricles, que, sempre apressado, faz cada segundo render uma hora proveitosa. E foi enquanto concedia essa entrevista e fazia um lanche, ao mesmo tempo, que ele aproveitou para declarar o amor pela docência.

“Eu me realizo como professor, em sala de aula. Foi pela Ufal que eu consegui fazer mestrado, doutorado e sempre estudei em escola pública. Vou terminar minha vida sem nunca ter pisado numa escola privada”, ressaltou. E com a convicção do que é um futuro digno, conclui: “Defendo o ensino público e gratuito para toda a população. Acredito que a Ufal é um caminho extraordinário para a qualificação”.

Economia na TV

Não é só na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade que Cícero Péricles contribui com seus conhecimentos. Todas as terças-feiras, o economista leva o nome da Ufal para todo o Estado por meio da TV Gazeta, em um trabalho voluntário. É um espaço dentro do telejornal exibido pela manhã, o Bom Dia Alagoas, com dicas úteis e uma linguagem que alcança cada telespectador.

“O fato de ser professor ajudou a traduzir a economia de forma mais simples e acredito que minha forma rápida e concisa de falar facilita o trabalho na televisão”, explicou, relembrando o início da experiência como comentarista.

Mesmo depois de oito anos no quadro que a princípio tinha um minuto de duração e foi ganhando espaço, até chegar ao formato atual com oito minutos, Cícero diz que é o professor quem representa o comentarista, e não o contrário. “Há sempre uma confusão que eu não permito que faça. Quando alguém me apresenta como comentarista de TV, eu digo: Não! Sou professor da Ufal”, brincou, enfatizando a palavra professor.

Cícero Péricles ainda tem outra atividade que exerce com paixão, segundo ele, sem esconder as preferências político-partidárias. “Desde que entrei na Ufal sou engajado na militância política, mas nada que interfira na minha vida acadêmica. Nunca tive cargos importantes, apenas dou minha contribuição como cidadão”, ressaltou.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.