Vice-reitora empossa 22 novos servidores da Ufal
A maioria dos novos funcionários vai reforçar o quadro do Hospital Universitário
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Em solenidade presidida pela vice-reitora Rachel Rocha e coordenada pelo diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Frederich Duque Ebrahim, foram empossados 22 servidores da Universidade Federal de Alagoas, nesta sexta-feira, 23. A posse seguiu os ritos formais de leitura do termo de posse e juramento, mas ganhou um clima descontraído quando a vice-reitora falou da satisfação em receber novos integrantes para a comunidade universitária. "Não são apenas vocês e os familiares que estão felizes. Nós também nos alegramos quando a instituição renova o quadro de servidores, neste momento de crescimento da Ufal", disse Rachel aos empossados.
Dos novos servidores, 15 serão lotados no Hospital Universitário, que vai receber mais médicos, enfermeiros e técnicos. Outros cinco funcionários vão ser lotados no Campus A.C Simões, em Maceió, e dois docentes seguem para o Campus do Sertão. A maioria dos novos servidores é de Alagoas ou já mora aqui há algum tempo, mas alguns dos recém-empossados vieram do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Marcos Paulo de Oliveira Sobral é um dos que estão se mudando para Alagoas depois da aprovação no concurso. Ele falou, emocionado, sobre o privilégio de ser docente da universidade, quando há tanto trabalho pela frente, para superar as desigualdades sociais. "Por isso aceitei o desafio de sair de Aracaju para lecionar no sertão alagoano", declarou o novo professor.
Outras histórias emocionantes foram relatadas durante a posse, como a de Ricardo Augusto da Silva, que tem família em Alagoas e durante duas décadas atuou como animador infantil, sendo o Palhaço Kiko. Para conquistar uma condição melhor de vida, ele acabou indo morar em Sergipe. Agora, volta para Maceió e vai trabalhar como técnico em segurança do trabalho. "A saudade me fez voltar e fico feliz em desempenhar novas funções aqui mesmo no meu Estado, numa instituição sólida como a Ufal", disse Ricardo.
Outros servidores já se sentem bastante familiarizados com a Ufal, como Wilker Melo, que cursou Letras no Campus A.C. Simões. Ele contou como a universidade foi fundamental na formação dele. "Aproveitei muito meu curso. Fui bolsitas de Educação Tutorial durante três anos e fiz intercâmbio em Lisboa. A Ufal me abriu muitas oportunidades e quando eu me formei, senti muito ter que me afastar daqui. Agora tenho um vínculo permanente e fico muito feliz em ter a chance de retribuir tudo o que aprendi nesta instituição", comemorou o novo servidor.