Professor da Feac recebe o 2º Prêmio Alagoas de Economia
Cícero Péricles recebe o prêmio em cerimônia nesta quinta-feira, 6, em Maceió
- Atualizado em
O professor do mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles de Carvalho, irá receber o prêmio “Economista do Ano”, concedido pelas instituições representativas da categoria: o Sindicato e o Conselho Regional de Economia e Conselho Federal de Economia (Cofecon). A premiação será nesta quinta-feira, 6, às 8h, no Maceió Mar Hotel.
Esse prêmio anual é resultado de uma consulta entre os diretores e conselheiros das duas instituições. Para o presidente do Conselho Regional de Economia, Marcos Antonio Moreira Calheiros “a escolha este ano contemplou um acadêmico que não perde os vínculos com a política local, sempre se posicionando de forma aberta sobre as questões do desenvolvimento regional nas suas entrevistas, palestras ou participações em debates”.
Cícero Péricles, doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, na Espanha, é professor da Universidade Federal de Alagoas desde 1985. Autor de vários trabalhos sobre a realidade nordestina e local, ele publicou, entre outros, o livro “Análise da reestruturação produtiva do setor sucroalcooleiro alagoano” (3ª edição, 2010), que trata do principal segmento econômico do Estado. Na festa de premiação, irá lançar a 5ª edição de seu mais recente trabalho “Economia Popular – uma via de modernização para Alagoas”, publicado pela editora da Universidade Federal de Alagoas.
É conhecido por sua participação no programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, onde faz um quadro semanal sobre a realidade econômica do Estado. Recentemente esteve no Canal Futura (TV fechada), no Rio de Janeiro, onde debateu sobre a seca que atualmente assola o semiárido nordestino.
Pesquisador dos temas regionais e da economia dos segmentos populares, Cícero Péricles coordenou o livro “Feiras livres de Maceió – um perfil socioeconômico”, no qual apresenta o resultado de pesquisas realizadas por jovens economistas recém-formados na Ufal nas feiras populares da capital alagoana. Esse estudo, por seu interesse econômico, foi publicado recentemente pela Desenvolve, Agência de Fomento do Estado de Alagoas. A cerimônia de premiação tem entrada livre.