Progep oferta 10 bolsas para qualificação de técnico-administrativos

Inscrições ocorrem até o dia 30 deste mês


- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) publicou o primeiro edital de oferta de bolsas para técnico-administrativos, após a assinatura do Programa de Desenvolvimento Pessoal (Prodep), pelo reitor Eurico Lôbo, na última quarta-feira, 4. São dez bolsas a serem distribuídas para que os servidores possam custear a pós-graduação stricto-sensu.

O Edital define inicialmente oito vagas para mestrado e duas para o doutorado, mas esse número pode ser alterado conforme a demanda maior por um dos níveis. As inscrições ocorrem até o próximo dia 30 de dezembro pelo formulário eletrônico. Para concorrer as bolsas, o servidor tem que ter ao menos três anos de serviço, no caso do mestrado, ou quatro, para o doutorado.

Também são requisitos para a inscrição a aprovação do servidor em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até o último dia da inscrição. Os valores das bolsas também serão definidos de acordo com os ofertados pela Capes. O resultado sai 10 dias após o prazo de inscrições.

Cleide Pinto, coordenadora de Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, esclarece que o número de bolsas deve crescer futuramente. “Nesse primeiro edital a gente priorizou quem já está estudando, para que estes possam arcar com os gastos. O número restrito de bolsas desse ano também se deve ao período em que lançamos o Prodep, que estava sendo elaborado desde julho”.

Um dos tópicos abordados pelo Programa está a definição do mês de outubro como prazo para que as unidades enviem seus planos de desenvolvimento de pessoal. É partir desses planos que a instituição definirá as prioridades de qualificação dos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o ano seguinte.

Acesse o Edital.