Boletim de Pessoal é ferramenta vital na vida funcional do servidor
Aposentados e pensionistas também devem acompanhar a publicação
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Ferramenta de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde seus primórdios, o Boletim de Pessoal (BP) ainda é ignorado por alguns servidores. É lá onde são publicados todas as sextas-feiras tudo que se refere a vida do servidor: progressões, afastamentos, nomeações e exonerações. Na tentativa de economizar tempo e recursos, o Departamento de Administração de Pessoal (Dap) quer criar o hábito nos servidores de acesso ao documento.
Para Thiago Silva, coordenador da Seção de Cargos e Carreiras, Controles e Funções (Secaf), como o DAP envia as portarias com as decisões administrativas para todas as Unidades, os servidores ficaram acostumados com a comodidade e não criaram o costume de acessar ao Boletim. “Nós temos o trabalho de tirar várias cópias, enviá-las a cada unidade, mas muitas vezes os servidores ligam para cá, para saber de informações já publicadas, e ficam informados tardiamente sobre assuntos de seu interesse”.
O Departamento deve interromper gradualmente a emissão de cópias dessas portarias paras as Unidades. Thiago reitera que o servidor não precisa ficar esperando as Portarias cheguem a Unidade, pois elas estão disponíveis no Sie WEB. “Além disso, é essencial que os secretários administrativos tenham uma rotina diária de verificar o Boletim, já que são eles quem resolvem as questões do pessoal ali lotado”.
Recadastramento de aposentados e pensionistas
A partir de março, aposentados e pensionistas também terão que ficar atentos ao Boletim, pois com o recadastramento deles, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o DAP irá fazer listas de chamadas dos servidores, sempre publicadas no BP. Caso eles não compareçam nas datas previstas pelo DAP, seus proventos serão suspensos.