Biblioteconomia abre inscrições de especialização para servidores

Parceria com a Progep é responsável pela Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Informacionais

Edivânio Duarte fala que especialização tem benefícios para servidores e para o próprio curso de Biblioteconomia | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Depois de conceder as bolsas para o mestrado e doutorado para técnicos e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Pró-reitoria de Gestão e Trabalho (Progep) divulgou no último dia 29, a abertura das inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Recursos Informacionais, com a oferta de 24 vagas para servidores.

O curso faz parte de uma parceria entre a Progep e o curso de Biblioteconomia. A pró-reitoria utilizará de recursos do Programa de Desenvolvimento Pessoal (Prodep), assinado em dezembro de 2012 pelo reitor Eurico Lôbo. “Estamos buscando alternativas de qualificação aos servidores. Iniciamos o ano com a oferta do curso de especialização e com a concessão das bolsas, que devem ser liberadas a partir de fevereiro”, relata Iolanda dos Santos Silva, do Setor de Capacitação da Progep.

A especialização tem início no dia 3 de maio e deve ser finalizado no dia 22 de março de 2014. Nesse tempo os alunos assistirão aulas nas tardes de sextas-feiras e de 9h as 17h nos sábados. As atividades acontecem no Miniauditório da Biblioteca Central e no Laboratório de Tecnologia de Informação do Curso de Biblioteconomia.

Formação continuada

Além da infraestrutura, o Curso de Biblioteconomia é o responsável pela formulação do projeto e disponibilização do corpo docente para a especialização. Conforme o coordenador, Edivânio Duarte, a pós-graduação foi destinada ao público interno, após a identificação da demanda de profissionais da Ufal trabalhando com a área de recursos informacionais. “O curso tem caráter transversal, mas a sua área de atuação atende a um público-alvo com formação específica em Administração, a Ciência da Computação e a Engenharia de Produção”, ressalta o coordenador.

Enquanto o principal objetivo da Progep é levar aos servidores a formação continuada, a oferta da especialização pelo curso de Biblioteconomia serve de experiência para a implantação de um futuro mestrado na área. “O projeto é um aglutinador de ações. Implantar uma pós-graduação significa ingressar numa fase de pesquisa e implantação de outros projetos, com a publicação de um periódico científico, que a partir de abril disponibilizará espaço para os artigos dos alunos da especialização”, explica Edivânio.

Para os servidores, o curso irá auxiliar na formação de competências em Informação, possibilitando a organização e o uso adequado das informações no seu dia a dia. “Queremos iniciar um processo de otimização do trabalho exercido pelo servidor, com a busca por melhores sistematizações na tomada de decisões dele”, diz.

Os interessados têm até o dia 4 de março para realizar as inscrições na Coordenação do Curso de Biblioteconomia, entre as 14h e as 21h, portando os documentos listados no Edital. O processo seletivo será composto de prova de Conhecimentos Específicos, no dia 18 de março, e Análise do Histórico Escolar nos dias 2 e 3 de abril. O resultado final será divulgado no dia 12 de abril e a previsão de início das aulas é dia 3 de maio.

Acesse o Edital.