Inscrições abertas para curso sobre incubadoras

Técnicos e professores têm vagas disponíveis no curso, que faz parte da matriz educacional Sebrae e Anprotec; será realizado dias 18 e 21 de março

| nothing

Manuella Soares – jornalista

Entre os próximos dias 18 e 21 de março, a Anprotec e o Sebrae realizarão o curso “Planejamento e Gerenciamento de Incubadoras” na cidade de Maceió (AL). Organizado pela Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (RAIE), o curso conta com 32 horas de aula e é voltado a dirigentes e técnicos de instituições que desejam implantar uma incubadora, bem como aos gestores e colaboradores de incubadoras já existentes.

“O movimento de empreendedorismo inovador brasileiro cresceu e se diversificou muito nos últimos anos, registrando uma natural renovação de seus quadros, que agora demandam por novas oportunidades de capacitarão e troca de experiências. Esse curso, por um lado, permite integrar gestores de incubadoras e representantes institucionais com interesse em estruturar suas incubadoras, e de outro permite acesso à experiências de sucesso, com instrutores gabaritados”, afirma o coordenador da RAIE, Josealdo Tonholo.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência de Tecnologia e Inovação de Alagoas (SECTI-AL), João Geraldo de Oliveira Lima, o crescimento do número de empresas incubadas motivou o Estado a sediar o curso. “O movimento de incubadoras vive um momento ímpar em Alagoas, com o fortalecimento da RAIE e o crescimento do número de empreendimentos apoiados. Atualmente temos na rede cinco incubadoras – IET, Incubal, NIEP, Incla e Unitec – que apóiam mais de 60 empresas, gerando aproximadamente 300 empregos diretos. Esse cenário nos motivou a procurar a Anprotec, a fim de formar novos quadros para as instituições instaladas e novas incubadoras que podem vir a surgir”, explica.

A realização do curso conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), do Centro Universitário Cesmac e do Senai Alagoas. Também apoiam a iniciativa a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As aulas serão realizadas na Casa da Indústria Napoleão Barbosa (Av. Fernandes Lima, 385 Farol, Maceió – AL) e a taxa de inscrição custa R$ 620 para associados à Anprotec e R$ 830 para não-associados. Os interessados devem preencher e enviar o Formulário de Inscrição até o dia 8 de março. As vagas são limitadas (25 no total). Mas a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal está disponibilizando seis vagas para os servidores técnicos/docentes interessados em colaborar com o Programa de Empreendedorismo/Incubadoras de Empresas.

Os servidores técnicos e docentes da Ufal que estejam interessados em candidatar-se para realizar o curso com subsídio da inscrição, devem preencher o formulário disponível em http://bit.ly/YgFyYS até o próximo dia 22, às 17h. Os seguintes aspectos deverão ser respeitados quanto à pré-inscrição e seleção para as vagas institucionais:

- Havendo mais candidatos que o número de vagas, haverá seleção, considerando: disponibilidade de atuar no Programa de Empreendedorismo da Ufal/Propep, adequação da área de formação às atividades de Gestão de Inovação, atividades acadêmicas na área (publicação de trabalhos na área de Gestão da Inovação ou similar).

- Os candidatos selecionados deverão se comprometer em assistir INTEGRALMENTE todas as atividades do curso.

- O candidato deve apresentar aval do chefe imediato ou da direção da unidade acadêmica de origem.

- Este convite é válido apenas e exclusivamente para servidores técnicos e docentes do quadro permanente da Ufal.