Dinter proporciona doutorado a 16 docentes da Ufal

Programa é ofertado pela Faculdade de Serviço Social em parceria com a Uerj


- Atualizado em
Norma Alcântara é uma das elaboradoras do único Dinter aprovado em Serviço Social de 2012
Norma Alcântara é uma das elaboradoras do único Dinter aprovado em Serviço Social de 2012

Jhonathan Pino - jornalista

O mês de abril será um marco para a Faculdade de Serviço Social (FSSo): neste mês tem início as atividades do seu Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com a Universidade Estadual de Rio de Janeiro (Uerj). O programa irá qualificar 16 docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
São seis provenientes da FSSo e outros dez mestres em áreas como Administração, Nutrição e Enfermagem. “Eles passaram por uma banca de cinco docentes da Uerj e Ufal. Tínhamos 20 vagas, que foram disputadas por 26 docentes, mas apenas 16 foram selecionados, o que consideramos um nível muito bom”, relata Norma Alcântara, coordenadora do Dinter na Ufal.
Conforme a professora, o ganho é tanto para a Universidade, porque qualifica seu quadro funcional, quanto dos próprios professores, que não precisam se deslocar do estado para fazer o doutorado. Para a Faculdade de Serviço Social, a entrada de seis de seus docentes no programa significará a quase totalidade deles na situação de doutores, ou doutorandos. “Isso é um passo muito importante para a gente pensar no nosso doutorado. A partir da experiência adquirida com o mestrado será possível, em um prazo de dois anos, iniciarmos o Doutorado”, acredita Norma.
Estrutura do curso
O curso foi o único Dinter do país aprovado na área de Serviço Social em 2012. Ele será ofertado a partir de módulos, de forma presencial, na Ufal. Até o segundo semestre de 2015 a Faculdade receberá docentes da Uerj para ministrar disciplinas, que são voltadas para as áreas de Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social; Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social; e Identidades, Cultura, Políticas Públicas e Serviço Social.
A partir do quarto semestre os alunos passarão por estágios obrigatórios na universidade fluminense. “Essa parceria surgiu porque a Faculdade de Serviço Social da Uerj tem nível cinco na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], o que representa uma excelente pós-graduação”, defende Norma. Além dela, participaram da elaboração do projeto do Dinter as docentes Reivan Marinho e Gilmaísa Marcedo, da Ufal, e Silene Moraes, da Uerj.