Professora do IQB é homenageada em Simpósio em São Paulo
O reconhecimento à Marília Goulart pela contribuição em pesquisas na área de Eletroquímica e Eletroanalítica será oficializado num evento em Campos do Jordão
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
A professora do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, Marília Goulart, será homenageada no 18º Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica (Sibee), que será realizado de 1º a 5 de abril, em Campos do Jordão, São Paulo. O evento acontece a cada dois anos e sempre homenageia um professor brasileiro da área pela contribuição do trabalho para o País.
Ela conta que recebeu a notícia da comissão organizadora com surpresa. “Imediatamente quis compartilhar com todos os meus colegas e alunos, pois este prêmio é para o Grupo de Eletroquímica da Ufal. Em realidade, em vista de a Eletroquímica ser muito forte no país, com reconhecimento internacional, esta homenagem é muito especial. Fiquei muito feliz, por mais uma vez representar a universidade”, ressaltou.
Marília ainda se diz agraciada pela equipe de trabalho nas pesquisas, que implicitamente também recebem a homenagem do Simpósio. “Temos muitos colaboradores, pois o desenvolvimento da ciência exige compartilhamento de ideias, de habilidades e de infraestrutura. Agradeço a todos que contribuíram. Um prêmio é um compromisso e queremos contribuir ainda mais”, destacou a professora.
Além de ser a personalidade homenageada no evento, Marília Goulart vai ministrar uma conferência intitulada “Linking Non-Communicable Chronic diseases, Oxidative Stress and Electrochemistry”, no dia 3 de abril, às 14h, durante a programação do Sibee.
Sobre o Simpósio
O Sibee é tradicionalmente um evento bienal, sendo o mais importante fórum nacional para discussão dos avanços e dos desafios da eletroquímica e eletroanalítica e para divulgação de resultados científicos e tecnológicos. O objetivo é reunir pesquisadores e estudantes das universidades brasileiras e dos centros de pesquisa com profissionais que atuam nos diversos setores industriais, para troca de conhecimentos e experiências, visando a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. Paralelamente, o Sibee proporciona um encontro com pesquisadores estrangeiros, palestrantes convidados e de grande reconhecimento em suas respectivas áreas de atuação.
Sobre a homenageada
A professora Marília Goulart possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975); doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); e pós-doutorado na Inglaterra (Queen Mary College) e Alemanha (Instituto de Química Orgânica (Münster). A pesquisadora atua nas áreas de “Aplicação da Eltroquímica em Síntese Orgânica”; “Estudos Bioeletroquímicos”; “Eletrocatálise”; “Química de Produtos Naturais”; e “Análise de Biomarcadores do Estresse Oxidativo”.