Remunerações de servidores têm acréscimo

Percentual superior a 5% neste mês de março é a primeira de três parcelas acordadas com o Governo Federal

Alan Pinheiro também lembra que no dia 1º de janeiro servidores receberam aumento no auxílio-alimentação, cujo valor atual é de R$ 373,00 | nothing

Jhonathan Pino- jornalista

Nesta segunda-feira, 1º de abril, os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) notarão atualizações em seus vencimentos, referentes aos contracheques de março. Os novos valores são consequência dos acordos estabelecidos pós-greve dos servidores em 2012, materializados na Lei 12.772, do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, publicado em 28 de dezembro de 2012.

“Quanto aos técnicos, esta lei alterou os vencimentos e os percentuais de qualificação. No caso dos docentes, foi apresentado um novo plano de cargos e carreiras para os professores do ensino superior”, explica Alan Pinheiro, coordenador de Orientação Normativa (Cnor). O plano já foi abordado em outra matéria do Portal do Servidor.

A lei prevê que os aumentos ocorrem distribuídos em três parcelas distribuídas até março de 2015, somando-se um percentual de 15,8% acima do atual vencimento. De acordo com a nova tabela, o menor vencimento básico para os técnico-administrativos que ingressam na classe A é de R$ 1.086,32. “No entanto as classes A e B estão em processo de extinção e são minorias. A maior parte dos que ingressam hoje na universidade são das classes C, D, e E”, enfatiza Alan.

Para os técnicos da classe C, o vencimento mínimo ficou estabelecido em R$ 1,547,23; na classe D a remuneração é de R$ 1.912,99. e para aqueles da classe E, o valor é de R$ 3,138,70.

Ainda fruto do acordo estabelecido em 2012, os técnicos foram beneficiados com o aumento nos percentuais de qualificação, que variam conforme os níveis e formação dos servidores. As principais modificações ocorreram para aqueles ocupantes de cargos de nível médio, com graduação, cujos salários podem ter acréscimo de 25%, ante 10% da tabela anterior. Para os servidores da classe E, com especialização, os percentuais subiram de 27% para 30%.

Docentes

No caso dos professores das Universidades o quadro é bem mais complexo. Os valores variam conforme a classe e o regime de trabalho dos servidores. “Com o novo plano, a maior parte dos concursos será voltado para o cargo de Professor Auxiliar de Dedicação Exclusiva”, relata Alan. Nesse acaso, o vencimento básico do professor está estabelecido em R$ 3,594,57, somado a retribuição por titulação, que é de R$ 4,455,20, caso ele possua doutorado, ou de R$ 1,871,98, se possuir mestrado.

No entanto, o menor vencimento da categoria continua a ser o de Professor Auxiliar com carga horária de 20h, cujo vencimento base fica estabelecido em R$ 1,914,58, caso não possua aperfeiçoamento, ou qualquer pós-graduação.

Acesse a Lei 12.772 aqui.

Também leia: DAP explica regras do novo plano de carreiras dos docentes