Posse de sete novos servidores é marcada pela emoção
Os três campi da Ufal foram contemplados sete novos técnicos-administrativos
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
Que a posse de servidores virou uma rotina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) não é uma novidade. No entanto a solenidade continua sendo marcada pela emoção, principalmente para os que conseguem realizar o que consideram o grande sonho: sair-se vitorioso no competitivo mercado trabalho.
Na última quinta-feira (18), a vice-reitora Rachel Rocha empossou sete servidores técnicos-administrativos, todos alagoanos e quase a totalidade graduada na Ufal. Conforme a gestão, a posse também representou a vitória dos três campi da instituição (A. C Simões, Arapiraca e do Sertão), contemplados com recursos humanos preparados para os inúmeros desafios que a instituição tem frente ao desenvolvimento do Estado de Alagoas.
O Campus da capital recebeu os seguintes servidores e respectivos cargos Aline Pires Santos Souza (Auxiliar em Administração); Ana Rachel Vasconcelos de Lima (Técnico de Laboratório/Biologia); André Correia Viveiros (Assistente em Administração); e Antonyone Vilela Borges (Administrador). O novo servidor Eduardo Jorge Barbosa da Silva ocupará o cargo de Administrador no Campus Arapiraca, cidade onde nasceu, mas exercerá a sua função na Unidade de Ensino Viçosa.
O Campus do Sertão foi contemplado com os servidores Erisson Rodrigues de Santana (Bibliotecário-Documentalista) e Suely Lourenço da Silva (Assistente em Administração), ambos lotados na sede Delmiro Gouveia.
Recepção
Dando boas vindas e parabenizando aos novos servidores a vice-reitora Rachel Rocha destacou o sonho de cada um que lutou para concretizá-lo, mas disse que aquele momento representava também uma missão e um compromisso com a Ufal. ”É preciso ter muita clareza no nosso trabalho, pois só vamos fazer uma instituição forte e respeitada se tivermos o compromisso institucional”, frisou Rachel.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep) Sílvia Cardeal, destacou na solenidade a importância daquele momento tanto para o futuro dos novos servidores como para a instituição. “Nós somos o agente de transformação do Estado e somos servidores de uma universidade mantida pela sociedade”, enfatizou Sílvia.
Participaram também da solenidade o diretor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) Roberto Barbosa; a diretora da Biblioteca Central Janaína Xisto de Barros Lima; os diretores Terezinha Calado, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Gaus Silvestre, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) setores e unidades acadêmicas contemplados com novos servidores. O compromisso com o trabalho também foi enfatizado pelo diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) Frederich Ebraim, responsável pela leitura dos Termos de Posse dos servidores.
Realização e compromisso
A volta a casa, desta vez como servidor, foi destacada pela maioria dos empossados, assim como o cumprimento do compromisso firmado e a disposição de colaborar com o crescimento e desenvolvimento da Ufal. “Retorno à Ufal muito feliz, uma instituição onde muito aprendi como aluna da graduação”, frisou emocionada Aline Pires, que fez a leitura do Termo de Ética representando os colegas.
Para Ana Rachel Vasconcelos estar na Ufal já faz parte de sua rotina. Bióloga e com pós-graduação pela instituição, Rachel estava como professora substituta no ICBS, onde ficará lotada, mas diz pretender carreira acadêmica.
“Esse é o segundo concurso que faço na Ufal, mas também me formei nesta instituição, agora volto como servidor e pronto para colaborar com o seu desenvolvimento”, disse bastante emocionado Antonyone Vilela, que integrará a equipe da Sinfra.
O compromisso com o trabalho institucional também foi frisado pelo empossado Eduardo Barbosa, que deixa o quadro de recursos humanos do Estado para assumir o posto conquistado no serviço público federal.
Para o bibliotecário Erisson Rodrigues, o dia 18 de abril tem bastante significado para ele pela passagem do aniversário de Monteiro Lobato. Na oportunidade ele citou uma frase do autor: “Um país se faz com homens e livros!”. A data da posse ficará marcada para sempre na memória Suely Lourenço da Silva como também muito especial por coincidir com o aniversário de seu único filho.