Progep promove cursos de capacitação em Informática

Inscrições abertas para quatro módulos com início previsto para abril e maio deste ano

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) têm mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. Em abril, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) abre inscrições para cursos de capacitação em Informática, com ênfase em LibreOffice Write Básico; CorelDraw e Photoshop; Ferramentas de Produtividade; Linux Ubuntu; e LibreOffice Calc Básico. Para cada qualificação, são ofertadas 20 vagas.

No dia 15 de abril, começam as atividades dos cursos de LibreOffice Write Básico; Ferramentas de Produtividade; e CorelDraw e Photoshop. Os dois primeiros possuem carga horária de 20h e o último, de 40h. Para a segunda quinzena de maio, estão previstas as capacitações em Linux Ubuntu e LibreOffice Calc Básico, ambas com 20h de duração. Os interessados devem preencher formulário de inscrição eletrônico, bem como parecer de chefia, que deve ser entregue à Progep, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió

LibreOffice Write e Calc Básicos

Grande número de instituições migra, diariamente, do Microsoft Office para o software LibreOffice, por questões de legalização. Muito semelhante ao MS Office, a nova ferramenta ainda é pouco conhecida por usuários de computadores, o que causa dificuldades no processo de transição de um programa para outro.

Linux Ubuntu

A capacitação tem o intuito de apresentar o Linux às pessoas que desejam aprender a utilizar o sistema operacional Ubuntu, mas que estão habituadas ao Windows.

Ferramentas de Produtividade

O curso visa à otimização dos trabalhos desenvolvidos por servidores da Ufal, por meio da utilização de ferramentas disponíveis na WEB. A capacitação engloba diferentes programas, como Google AgendaGoogle MapsDropbox e  Evernote. Com a adoção da universidade ao Google Apps Institucional, todos os servidores terão suas contas institucionais movidas para o Google e passarão a ter acesso a todos os serviços mencionados.

CorelDraw e Photoshop

Cresce a necessidade de criação de artes gráficas em diferentes setores da instituição. Com isso, a Progep promove curso para confecção de folders, banners, revistas, jornais, comunicados e demais materiais.

Acesse o cronograma com todos os cursos de capacitação ofertados para o primeiro semestre de 2013.